Cotidiano

Santa Cecília e Samaúma ganham iluminação de LED

1.144 pontos de luminárias serão instaladas em 48 ruas nas duas localidades

Após anos de escuridão, moradores do Distrito Santa Cecília e Samaúma, no município do Cantá começam a receber iluminação pública.

A Seinf (Secretaria de Infraestrutura) deu início à obra, com a instalação de 1.144 pontos de luminárias contemplando 48 ruas nas duas localidades.

Os recursos para a obra somam mais de R$ 3,7 milhões originários do Governo do Estado e emenda parlamentar da deputada estadual Catarina Guerra.

Transtornos como: insegurança, desvalorização de terrenos e imóveis, além da dificuldade de entrega de serviços na região causavam descontentamento aos moradores.

Para o funcionário público Ricardo Nattrodt, 47 anos, que mora na região há 10 anos, ter a rua iluminada é sinônimo de segurança.  “Sem iluminação tudo vira esconderijo. As autoridades enxergando o Santa Cecília agrega inclusive a valorização dos imóveis”, destacou.

A Rua Wilson Simonal foi uma das vias que recebeu a nova iluminação. A pescadora Marinete Lêda dos Santos, 67 anos, mora há mais de 20 anos no local.  Ela fala da emoção que sentiu ao ver a frente da casa iluminada. “Quase que enfarto, eu vivia na escuridão. E já tinha perdido a fé, pensei que fosse politicagem. Mas, o governador cumpriu a palavra, falou e começou o trabalho”, ressaltou.


A pescadora Marinete Lêda dos Santos, 67 anos, mora há mais de 20 anos no local (Foto: Divulgação)

RUAS JÁ ILUMINADAS

Já receberam a nova iluminação de LED as ruas Travessa Kássia Eller, Lupicínio Rodrigues, Pixinguinha, Noel Rosa, Vinicius de Moraes e Avenida Frank Sinatra. 

Conforme o secretário da Seinf, Edilson Damião, os trabalhos avançam no município do Cantá, e o próximo bairro a receber a nova iluminação será o Samaúma.  “Além das lâmpadas de LED, as avenidas principais receberão mais de 50 postes com tecnologia inovadora”, afirmou.

As lâmpadas de LED têm aproveitamento de energia 80% maior em comparação à iluminação incandescente, com 95% de aproveitamento da sua energia e apenas 5% desperdiçados na forma de calor.

O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, além disso, é 100% reciclável e reduz para um terço a emissão de carbono em relação à iluminação tradicional.

“A infraestrutura na minha gestão de Governo tem avançado a passos largos. Com o apoio de emenda parlamentar da deputada Catarina [Guerra], os mais de dois mil moradores do Santa Cecília e Samaúma passam a ter mais segurança com ruas iluminadas. Antes todas as ruas eram escuras e agora estão sendo iluminadas com lâmpadas de LED”, enfatizou o governador Antonio Denarium.