Cotidiano

SAMU passa a contar com viaturas de intervenção rápida 

Veículos darão apoio para ambulâncias em casos graves; projeto iniciou na última sexta (6)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou na última sexta-feira, 6, a operacionalidade de mais um equipamento para atuar no atendimento móvel de urgência e emergência. É o Veículo de Intervenção Rápida – VIR, que vai funcionar como projeto-piloto.

São veículos de ligação médica, utilizados para transporte de equipe de suporte avançado com médico, enfermeiro e condutor com equipamentos, que possibilitam dar apoio nas ambulâncias do Tipo A, B, C e F.

De acordo com o diretor do SAMU-BV, Luciano Coutinho, o VIR irá atuar com um tempo resposta reduzido, para os atendimentos mais graves. “

“Essa viatura deve atender situações de parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico, condições onde o tempo para início das manobras de reanimação e estabilização, impacta diretamente a sobrevida das vítimas, e, principalmente na possibilidade de redução de sequelas”, afirmou Luciano.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura, entre os anos de 2016 a 2021, foram registrados 44.032 acionamentos das ambulâncias em Boa Vista, com uma média de 611 ocorrências mensais, uma média de 20 acionamentos de urgência e emergência por dia.

O veículo reforça a assistência de suporte avançado de vida, que hoje conta com uma viatura.