Cotidiano

Saiba quem pode tomar vacina contra a Covid-19 nessa nova etapa

Os grupos serão atendidos por fases e de acordo com quantitativo de doses disponibilizadas

A vacinação em pessoas que fazem parte do grupo de comorbidades, gestantes, puérperas e que têm deficiência começou  na capital. Entretanto, há pessoas que ficaram confusas em relação à idade de quem pode ser vacinado nesta primeira fase.

Diego Chantal Barbosa, de 43 anos, é portador da Síndrome de Down e foi ao terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves, acompanhado da irmã, Caroline Barbosa, para tomar a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. “É muito reconfortante saber que, depois de tanto tempo preocupada com os meus pais e irmão, que são do grupo de risco, ele vai ser vacinado. É uma sensação de alívio”, afirmou.

A empreendedora de 30 anos, Raquel Raiany de Sousa, foi ao ponto de vacinação para receber o imunizante, pois está em período de puerpério e possui comorbidades. “Passei 52 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e agora que saí do hospital vou poder me vacinar”, disse.


Raquel Raiany de Sousa foi ao ponto de vacinação para receber o imunizante (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

GRUPO PRIORITÁRIO

Nesta primeira fase estão inclusas as pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos ou mais; gestantes e puérperas com comorbidades, que tenham acima de 18 anos de idade. Na faixa etária de 55 a 59 anos, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem tomar a vacina.

As comorbidades são: Diabetes melitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR), de estágio 3, e 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência Cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas;

Hemoglobinas graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; Valvulopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias Cardíacas; Cardiopatas congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; e Imunossuprimidos.

DOCUMENTOS

No ato da vacinação devem ser apresentados CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina, além das cópias de um documento oficial com foto, laudo da doença e receita que comprove a comorbidade. O laudo ou a receita deve ter a assinatura e carimbo do médico ou enfermeiro, se for da rede pública. Já da rede privada deverá conter a assinatura e carimbo do médico exclusivamente.

Pontos de vacinação no horário de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, sem intervalos:

– Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

– Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia

– Quadra Poliesportiva, Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

– Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

– Roraima Garden Shopping – Caçari

Quais são as comorbidades

A comorbidade é a situação em que ocorre a associação de duas ou mais doenças simultaneamente em uma pessoa. Ou seja, quando ela apresenta colesterol e hipertensão, insuficiência cardíaca e outros problemas respiratórios, e também doenças que acabam gerando a diminuição da imunidade, como o câncer.

Diante do Novo Coronavírus, doenças preexistentes como a hipertensão, diabetes, tuberculose e asma são algumas das principais enfermidades que podem afetar o estado de saúde e agravá-lo, aumentando as chances de internação, até mesmo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Entre os sintomas mais graves em relação à Covid-19 estão a febre persistente e a falta de ar, maiores indicadores que levam o indivíduo a buscar atendimento médico. É neste momento que muitas pessoas estão descobrindo a presença de uma comorbidade, aumentando o risco. Afinal, a evolução da doença em uma pessoa sem um diagnóstico prévio costuma ser mais grave.

Uma das formas de controlar a comorbidade na pandemia da Covid-19, e em qualquer outro momento, é o acompanhamento médico, associado a um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Consultas de rotina e check-ups anuais são de extrema importância, seja para pessoas com alguma doença preexistente ou para aqueles que não tenham nenhuma doença conhecida.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.