Cotidiano

Saiba onde receber atendimento psicológico gratuito em Boa Vista

Além das UBS, o município dispõe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) para onde são encaminhados os casos graves, persistentes e severos, como esquizofrenia, transtorno de Borderline, ideação suicida permanente, entre outros

No dia 27 de agosto é celebrado o Dia do Psicólogo. O município de Boa Vista conta com serviços de atendimento e acolhimento a todos, tanto a população como os servidores da rede municipal.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, uma dessas iniciativas é a Central de Acolhimento Psicológico Emergencial (CAPE), que foi uma medida que a Secretaria de Saúde encontrou para ouvir a população que necessita de apoio psicológico, desde o início da pandemia.

“Esse canal tinha sido criado para atender exclusivamente as pessoas com síndromes depressivas ou em sofrimento, devido a covid-19. Porém, devido as demandas, ampliamos o serviço para os servidores e população geral. É uma ferramenta que tem proporcionado muito a melhoria da saúde mental de todos”, ressalta o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

Na central, acessível por meio do telefone 3621-1000, são feitas em média 30 solicitações por mês, com três psicólogos responsáveis por prestar o acolhimento necessário. Depois de identificada a demanda, é feito o encaminhamento, de acordo com a necessidade de cada pessoa, sempre em alinhamento com as Redes de Atenção Psicossocial (RAP).

Para manter a mente saudável, a prefeitura também disponibiliza 15 unidades básicas de saúde (veja a lista abaixo), que fazem esse acolhimento e encaminhamentos necessários. Além disso, há o atendimento online, individual e em grupos, voltado para os servidores da prefeitura.

Além das UBS, a prefeitura dispõe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) para onde são encaminhados os casos graves, persistentes e severos, como esquizofrenia, transtorno de Borderline, ideação suicida permanente, entre outros. 

Atendimentos – De janeiro até o dia 24 de agosto foram feitas 5.399 consultas.

Telemedicina – A SMSA possui ainda convênio com Hospital Albert Eistein para consultas psiquiátricas e neurológicas. Esses atendimentos são feitos por meio dos encaminhamentos das UBS para a SMSA, que agenda o procedimento com os especialistas, em teleconferência.  

Dicas – Para manter a mente saudável, é preciso também manter um hábito saudável com alimentação, boa higienização do sono, praticar exercício físico e realizar tarefas prazerosas.

Confira as unidades de saúde com atendimento psicológico:

– UBS Hélio Macedo – Jardim Caranã

– UBS Aygara Motta – Cidade Satélite

– UBS Edna Diniz – Aeroporto

– UBS Mariano de Andrade – Caranã

– UBS Silvio Botelho – Paraviana

– UBS Mecejana  – Atendimento on-line, individual e em grupos – para servidores

– UBS Silvio Leite

– UBS Jorge A. Gurjão – Laura Moreira/Cidadão

– UBS Asa Branca

– UBS Olenka Macellaro – Caimbé

– UBS Cinturão Verde

– UBS Buritis

– UBS Santa Luzia

– UBS Sayonara  Dantas – Senador H. Campos

– UBS Rubeldimar Maia – São Bento

– UBS Raiara do Sol