O Amazontech 2025, o grande encontro de inovação e sustentabilidade da Amazônia, que acontece de 4 a 6 de setembro na UFRR – Campus Paricarana, oferecerá uma experiência sensorial e de aprendizado única: a Oficina Gratuita de Torra de Café com Degustação. A atividade ocorrerá no dia 5 de setembro, das 14h às 18h, no PROCISA (UFRR).
Esta oficina terá um toque especial com a participação de Poliana Perrut (CAFERON), representantes do Café Dom Bento Devson e, como convidada ilustre, a barista indígena Celeste Suruí, de Rondônia, com o apoio da Embrapa RR. Eliene Araújo, coordenadora do Amazontech, destaca a presença da convidada especial e a relevância de Rondônia na produção de café.
“Nesta atividade, receberemos a Celeste Suruí, que é uma barista indígena de Rondônia. Rondônia é referência na região Norte na produção de café (…) Esta oficina será muito mais do que simplesmente uma oficina de torra. Será um momento de experimentação. Poderemos conhecer um pouco mais sobre os grãos de café, o processo de torra mais adequado e como fazer a degustação de fato, porque não é só fazer o café coado e tomar. A pessoa que participar desta oficina terá uma experiência totalmente diferente”, explica.
Ela ressalta a importância de trazer a experiência de comunidades indígenas apoiadas pelo Sebrae, mostrando o potencial econômico do café.
“Estamos trazendo também alguns representantes de empresas que já trabalham com indígenas em Rondônia, apoiados por projetos do Sebrae, que trarão toda a experiência de como começaram a trabalhar o café nas comunidades indígenas, como se desenvolveu e como se tornou um potencial econômico dentro do estado. E a Celeste está vindo para nos brindar com essa oficina de torra e degustação”, complementa a gestora.