Cotidiano

Roraimenses deixam compras de natal para a última hora

Orientação é manter o uso de máscaras e evitar o distanciamento

O centro de compras popular da Ataíde Teive registrou um grande número de pessoas que para fazer as compras de Natal.

Foram registradas imagens de pessoas andando pelas ruas sem cumprir as regras de distanciamento ou com o uso inapropriado das máscaras de proteção.

De acordo com os comerciantes, os presentes mais procurados são: roupas, acessórios e brinquedos.

Como se sabe, o principal meio de propagação da Covid-19 é a secreção. A máscara, nesse sentido, funciona como uma barreira contra gotículas contaminadas que podem ser depositadas no ambiente por meio da tosse, do espirro e até mesmo da fala.

Para ter ideia da importância do acessório, estima-se que seu uso pode reduzir em até 40% o crescimento de casos da doença. Portanto, sempre utilize máscara ao sair de casa.

Além do uso coletivo de máscaras, especialmente nos comércios fechados, recomenda-se o distanciamento de, no mínimo, dois metros das demais pessoas.

Muitos estabelecimentos já adotaram a indicação desse espaço necessário nas filas de caixa, por exemplo, de modo que o consumidor tenha ideia do afastamento. Além disso, fazem o controle do fluxo de clientes para evitar o contato próximo entre indivíduos.

Uma das principais recomendações para controlar o avanço da doença é evitar aglomerações. Tendo em vista a importância de preservar a integridade de consumidores e de funcionários, recomenda-se a realização de uma escala de trabalho e o controle do número de clientes que podem permanecer no estabelecimento. Em bares e em restaurantes, por exemplo, é fundamental manter um espaço de segurança entre mesas e cadeiras.