Cotidiano

Roraima tem mais crianças que adultos internados com Covid-19

Só na UTI, que recebe os casos mais graves, estão cinco adultos e duas crianças

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgou, nessa quarta-feira (23), o novo boletim epidemiológico da Covid-19. Roraima tem 31 internados com a doença em todos os tipos de leitos hospitalares públicos, sendo 24 crianças e sete adultos.

Só na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que recebe os casos mais graves, estão cinco adultos e duas crianças. Nenhum paciente respira com a ajuda de um suporte ventilatório. Ademais, três adultos e 21 crianças estão em leitos de enfermaria (clínicos), responsáveis por receber os quadros mais estáveis.

O Estado tem, atualmente, 174 leitos de clínicos 41 de UTI, e dez respiradores mecânicos.

Por unidade

Entre terça (22) e quarta, houve duas mudanças nos dados oficiais, uma delas no Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC), que registrou queda no número de leitos clínicos ocupados, de quatro para dois – dos 82 leitos disponíveis (2%). Os dez respiradores mecânicos seguem vazios.

Por outro lado, a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré teve alta no total leitos de UTI infantis ocupados, de um para dois – dos nove disponíveis (22%). Dos 16 leitos clínicos adultos, um segue em uso (6%) e, dos 16 infantis, dois continuam ocupados (13%).

No Hospital Geral de Roraima (HGR), dos 27 de leitos de UTI, cinco seguem ocupados (19% de taxa de ocupação).

No Hospital da Criança Santo Antônio, dos 49 leitos clínicos infantis, 19 estão ocupados (39%), e os cinco leitos de UTI infantis estão vazios.

No Hospital Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis, Sul de Roraima, onde a última atualização dos dados foi feita em 9 de março, os 11 leitos de enfermaria estariam vazios.

Três altas hospitalares

Nessa quarta, três pacientes foram liberados após vencerem a Covid-19, sendo dois do HERC e um da Maternidade. Com isso, sobe para 4.734 o total de altas hospitalares na pandemia, em Roraima. Além disso, mais 34 pessoas foram consideradas recuperadas da doença por todos os tipos de meios disponíveis, subindo para 152.589 recuperações gerais no Estado.