Blindado Centauros II-BR, do Exército Brasileiro
Blindado Centauros II-BR, do Exército Brasileiro (Foto: Exército Brasileiro)

O Exército Brasileiro vai reforçar a presença militar em Roraima, estado da fronteira do Brasil com Venezuela e Guiana, com o envio do Centauro II-BR. O blindado de última geração é o mais poderoso da América do Sul em sua categoria.

A medida integra, então, o programa de modernização das forças blindadas e amplia a capacidade de defesa na fronteira Norte do País.

Ademais, o anúncio ocorre em meio à escalada de pressão dos Estados Unidos sobre a ditadura venezuelana de Nicolás Maduro.

Ao todo, 12 veículos irão reforçar o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, unidade da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista, capital do Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, foi quem confirmou o envio, durante uma cerimônia oficial em São Paulo.

Segundo ele, parte dos 98 blindados Centauro II adquiridos pelo Brasil será priorizada para Roraima e para uma unidade mecanizada em Campinas (SP). As primeiras entregas estão previstas a partir de 2026. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O poder do Centauro II-BR

Produzido pelo consórcio Iveco-OTO Melara, o Centauro II-BR é um veículo blindado de combate sobre rodas, com canhão de 120 milímetros. É o mesmo calibre de carros de combate pesados.

Ademais, o blindado pesa cerca de 30 toneladas, pode atingir velocidade superior a 100 quilômetros por hora em estradas e tem autonomia aproximada de 800 quilômetros.

Além do alto poder de fogo, o veículo, então, possui sistemas modernos de mira, sensores e proteção balística, capazes de neutralizar alvos fortemente protegidos.

Por ser rápido e altamente móvel, ele serve tanto para defesa territorial quanto para respostas rápidas em áreas extensas, como a região amazônica.