Roraima recebe veículos para reforçar mobilidade e atendimento do SUAS

Sete caminhonetes foram entregues na tarde desta quarta-feira (3), destinadas ao reforço da estrutura de Mobilidade do Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS). A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), e marcou mais uma etapa da parceria entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Os veículos serão utilizados para melhorar o deslocamento das equipes socioassistenciais e garantir atendimento às comunidades, especialmente povos indígenas, incluídos no atendimento do SUAS.

Segundo o representante nacional do MDS, Pablo Wanzeller Pinheiro, a entrega materializa ações construídas em conjunto com o Governo Federal, o Estado e os municípios.

“Essa é uma atuação em rede para atendimento à população Yanomami. Além de repasses superiores a R$ 12 milhões, cestas básicas e apoio técnico, hoje se concretiza a entrega de sete veículos para reforçar o atendimento”, afirmou.

Ele destacou ainda que, ações semelhantes estão sendo trabalhadas há cerca de dois anos para a elaboração de um plano de atendimento exclusivo socioassistencial voltado aos povos indígenas.

A secretária da Setrabes, Tânia Soares, reforçou que a frota ampliada deve facilitar o acesso das equipes às comunidades mais distantes. “Um transporte é uma grande ferramenta de trabalho. Ele dá acessibilidade e cumpre o papel da logística, permitindo que estejamos mais próximos de quem aguarda pelo poder público para ter seus direitos garantidos”, disse.

A cerimônia contou com a presença de representantes e prefeitos dos municípios de Mucajaí, Caracaraí, Amajari e Alto Alegre, que também serão beneficiados com os veículos.

A cerimônia contou com a presença de representantes e prefeitos dos municípios de Mucajaí, Caracaraí, Amajari e Alto Alegre, que também serão beneficiados com os veículos.

O prefeito de Mucajaí, Chiquinho Rufino (Republicanos), afirmou que a caminhonete chega em um momento oportuno para o município. “Estamos com dificuldade de frota, e o veículo vai atender a assistência social no apoio às comunidades indígenas de Mucajaí”, disse.

Ele explicou que o município enfrentava limitações no transporte das equipes até as áreas atendidas. “Temos comunidades indígenas em Mucajaí e havia dificuldade de deslocamento. Agora, com o veículo, será possível oferecer um apoio específico e contínuo”, completou.

A ação integra o programa MobSUAS, voltado a garantir melhores condições de mobilidade às equipes que atuam diretamente com populações vulneráveis e indígenas.