
Roraima passou a contar, em 2026, com mais de 60 computadores recondicionados, entregues por meio do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações. Os equipamentos foram recuperados por alunos de baixa renda que participam da iniciativa e agora reforçam ações de inclusão digital no estado.
O programa reaproveita computadores descartados por órgãos públicos e transforma os equipamentos em ferramentas de ensino. Além da doação, a iniciativa oferece cursos de manutenção de computadores e celulares, voltados à formação de jovens para o mercado de trabalho local.
“O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Expansão do Programa
Criado pelo Ministério das Comunicações, o Computadores para Inclusão já destinou 67 mil equipamentos a 1.298 municípios em todo o país. Atualmente, 27 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) estão em funcionamento em quase todas as unidades da federação.
Esses centros são responsáveis por receber doações de equipamentos eletrônicos usados, promover cursos de formação em novas tecnologias e instalar laboratórios de informática em áreas rurais, comunidades quilombolas e aldeias indígenas.
Segundo o ministério, a meta de doar 60 mil computadores até o fim de 2026 já foi superada. Ao todo, 66 mil alunos concluíram cursos de capacitação digital. A prioridade agora, de acordo com a pasta, é ampliar o atendimento a comunidades de difícil acesso, como pescadores, extrativistas e trabalhadores rurais.