O CAI 18 de Maio atua exclusivamente na demanda de violência sexual (Foto: Stephane  Queiroz)
O CAI 18 de Maio atua exclusivamente na demanda de violência sexual (Foto: Stephane Queiroz)

Foi inaugurado, nesta segunda-feira (2), o Centro de Atendimento Integrado (CAI) 18 de Maio. A unidade é a primeira do estado focada exclusivamente no atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual.

O objetivo central do CAI é oferecer um acolhimento que evite a chamada revitimização. O espaço permite que a escuta especializada e a orientação ocorram de forma integrada, impedindo que a vítima precise repetir o relato da agressão em múltiplos órgãos.

O funcionamento da unidade é baseado na integração entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJRR), Defensoria Pública (DPE-RR), Ministério Público (MPRR) e Polícia Civil (PCRR).

O Centro servirá como porta de entrada para encaminhamentos responsáveis, garantindo a proteção e o sigilo absoluto. Durante a inauguração, autoridades destacaram que os servidores foram capacitados para oferecer um atendimento humanizado em momentos de extrema vulnerabilidade.

Os casos recebidos no CAI serão articulados com outros serviços da rede estadual, como o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Hospital da Criança Santo Antônio e os centros de assistência social (Cras e Creas). O foco é garantir que, além do suporte jurídico e policial, a vítima tenha acesso prioritário a cuidados médicos e psicológicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE