Conforme o ranking, 60% dos municípios de Roraima contam com backhaul de fibra óptica, estrutura considerada essencial para garantir maior velocidade de internet. Foto: Wenderson Cabral/Folha BV
Conforme o ranking, 60% dos municípios de Roraima contam com backhaul de fibra óptica, estrutura considerada essencial para garantir maior velocidade de internet. Foto: Wenderson Cabral/Folha BV

Roraima aparece na 23ª colocação no ranking dos estados brasileiros com maior cobertura de backhaul de fibra óptica, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) nessa segunda-feira (29), com base em informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O levantamento considera o percentual de municípios que possuem infraestrutura de fibra óptica para transmissão de dados.

Conforme o ranking, 60% dos municípios de Roraima contam com backhaul de fibra óptica, estrutura considerada essencial para garantir maior velocidade de internet, capacidade de transmissão de dados e expansão de serviços digitais. O índice coloca o estado abaixo da média nacional e distante dos primeiros colocados.

No topo da lista estão o Distrito Federal, com cobertura de 100%, seguido por Santa Catarina (99,7%) e Rio de Janeiro (99,3%). Estados do Sudeste e Sul concentram as melhores posições, refletindo maior investimento em infraestrutura de telecomunicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na Região Norte, Roraima supera apenas Amazonas e Rio Grande do Norte, que ocupam as últimas colocações do ranking. O Amazonas aparece em 26º, com 40,3% dos municípios atendidos, enquanto o Rio Grande do Norte fecha a lista, com 36,9%.

Segundo o CLP, a presença de backhaul de fibra óptica é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento socioeconômico, pois impacta diretamente áreas como educação, saúde, serviços públicos digitais e atração de investimentos privados.

O ranking integra o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, que avalia diferentes indicadores estruturais para medir a capacidade de crescimento e eficiência dos entes federativos.