
Mesmo após a integração de Roraima ao Sistema Nacional Interligado (SNI) por meio do Linhão de Tucuruí, o estado não terá bandeira vermelha no mês de novembro.
A informação foi confirmada à FolhaBV pela Roraima Energia, que se manifestou por meio de nota explicando que apesar de integrar o SNI, a aplicação de bandeiras tarifárias só será realizada após a ANEEL emitir um ato homologatório que reconheça, de maneira oficial, o estado de Roraima como integrante do SIN.
Dessa forma, Roraima segue seguindo o modelo que já é aplicado no estado atualmente., até que ocorra a homologação.
Confira a nota da empresa na íntegra:
Sobre as bandeiras tarifárias, esclarecemos que sua aplicação não ocorre de forma automática com a energização da interligação ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Conforme estabelece a Portaria MME nº 258/2013, a adoção do sistema de bandeiras somente será possível após a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) emitir o ato homologatório que reconheça, de maneira oficial, o estado de Roraima como integrante do SIN.Assim, mesmo diante da vigência da bandeira vermelha no restante do país no mês de novembro, o estado de Roraima continuará seguindo o modelo tarifário atualmente aplicado, até que ocorra a mencionada homologação por parte da ANEEL.
A Roraima Energia permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Restante do país vai pagar a bandeira vermelha
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de novembro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

