Teve início nesta quarta-feira (8), no Rio de Janeiro, a Abav Expo, considerada a maior feira de turismo da América Latina, reunindo mais de 2 mil marcas expositoras distribuídas em 437 estandes nos dois pavilhões do Riocentro. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), conta com a presença de representantes de todos os estados brasileiros ligados ao setor do turismo — entre eles, Roraima, que marca presença com uma participação expressiva e pautada na sustentabilidade e integração amazônica.
A cerimônia de abertura contou com a presença da presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, que destacou a necessidade de inovação no setor, aliando sustentabilidade, atendimento de qualidade e experiências imersivas.
“Tem valor sermos empresas saudáveis, sustentáveis e com compromisso com clientes, fornecedores e parceiros. Pensar somente em garantir a própria fatia do bolo ainda faz sentido hoje? Precisamos olhar para a coletividade, igualdade e sustentabilidade”, ressaltou Medeiros.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou o crescimento do turismo internacional no país, anunciando que o Brasil alcançou a marca de 7 milhões de turistas estrangeiros até setembro, e projetando 8 milhões até o fim do ano.
“Cada município e autoridade conseguiu colocar suas diferenças políticas de lado e pensar no Brasil acima de tudo. Essa é uma conquista fundamental para o povo brasileiro, que é o nosso grande conteúdo”, afirmou Freixo.
Roraima e o lançamento da Marca Amazônia
O primeiro dia da feira também foi marcado pelo lançamento da Marca Amazônia Place Branding, que posiciona o bioma amazônico como destino estratégico de turismo sustentável. A iniciativa é fruto da parceria entre os estados que integram as Rotas Amazônicas Integradas (RAI) — incluindo Roraima, que teve papel ativo na construção do projeto.
Representando o estado, o diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz, destacou que o selo “Amazônia” vai impulsionar o desenvolvimento econômico da região norte, respeitando as particularidades de cada estado.
“A nossa economia ainda é singela nesse setor, mas os esforços regionais vão proporcionar crescimento sustentável, respeitando nossas singularidades e características”, afirmou Muniz.
A presidente da ABAV-RR, Lena Matos, reforçou a importância da marca para o fortalecimento das entidades de turismo da região e a projeção de Roraima no cenário nacional e internacional.
“A Marca Amazônia mostra Roraima e indica o que a região tem de melhor. Quando alguém vê esse selo, reconhece o Norte. Esse lançamento prova a importância do turismo em todos os estados da Amazônia e fortalece as ABAVs em todo o país”, afirmou.
O diretor do Departamento de Turismo de Roraima destacou que a nova identidade visual vai ampliar a visibilidade do estado no mercado turístico global.
“Essa marca vai nos apresentar ao mercado, mostrando uma nova forma de visitar a Amazônia — a partir de Roraima e dos outros estados da região”, concluiu.
Próxima sede da Abav Expo será São Paulo
Durante coletiva à tarde, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, ao lado do secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves de Souza Júnior, e do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, anunciou São Paulo como sede da feira em 2026 e 2028.
A capital paulista volta a receber o evento após sete anos — a última edição havia ocorrido em 2019.
“Estamos preparados, tanto o município quanto o estado, para receber operadores, estados e municípios participantes. Esperamos todos com grande expectativa”, declarou Rui Alves.
Elane Oliveira