
Na noite desta segunda-feira (13), por volta das 23h31, Roraima e outras regiões do país ficaram sem energia elétrica, após um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no estado do Paraná.
No estado, o apagão durou aproximadamente 30 minutos, mas em algumas regiões do Brasil, a falta de energia se estendeu por até uma hora e meia
Integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) desde setembro deste ano, Roraima agora pode ser impactado por ocorrências que afetam outras regiões do país, pois antes o estado era abastecido por sistemas isolados.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o incêndio obrigou o desligamento da unidade de 500 kV no Paraná, comprometendo a interligação entre as regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste. Como consequência, cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga foram perdidos em todo o país, afetando quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
O restabelecimento total da energia ocorreu por volta das 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste. No sul, a luz voltou por volta das 2h30. Em Roraima, a falta de energia repentina afetou tanto a capital Boa Vista quanto os demais municípios.
Em nota, a Roraima energia informou que ocorreu uma interrupção no fornecimento de energia em decorrência de uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), provocada por um incidente em uma subestação localizada no estado do Paraná.
“O evento resultou na atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), ocasionando a interrupção de aproximadamente 91 MW em Roraima. Às 00h06 desta terça-feira (14), foi concluída a normalização das cargas desligadas”.
“A Roraima Energia segue acompanhando as informações repassadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e reforça seu compromisso com os consumidores roraimenses”.