Na madrugada desta terça-feira (14), por volta das 00h32, Roraima e outras regiões do país ficaram sem energia elétrica, após um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no estado do Paraná. Em alguns locais o apagão durou cerca de uma hora e meia.
Integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) desde setembro deste ano, Roraima agora pode ser impactado por ocorrências que afetam outras regiões do país, pois antes o estado era abastecido por sistemas isolados.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o incêndio obrigou o desligamento da unidade de 500 kV no Paraná, comprometendo a interligação entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Como consequência, cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga foram perdidos em todo o país, afetando quatro subsistemas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
O restabelecimento total da energia ocorreu por volta das 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No sul, a luz voltou por volta das 2h30. Em Roraima, a falta de energia repentina afetou tanto a capital Boa Vista quanto os demais municípios.
A ONS informou que a causa do incêndio na subestação do Paraná ainda está sendo investigada.