A premiação reconhece iniciativas que se sobressaíram no setor ao longo do ano e reuniu representantes de órgãos públicos, empresas e entidades de todo o país. (Foto:  Ministério do Turismo)
A premiação reconhece iniciativas que se sobressaíram no setor ao longo do ano e reuniu representantes de órgãos públicos, empresas e entidades de todo o país. (Foto: Ministério do Turismo)

Roraima foi destaque na edição 2025 do Prêmio Nacional de Turismo, ao garantir o primeiro lugar na cerimônia realizada nesta quarta-feira (3), em Brasília. A premiação reconhece iniciativas que se sobressaíram no setor ao longo do ano e reuniu representantes de órgãos públicos, empresas e entidades de todo o país.

O Estado chegou à fase final com três projetos selecionados. Ao todo, dez propostas foram inscritas em diferentes categorias, envolvendo ações da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e de entidades do setor.

Entre as autoridades presentes estavam o ministro do Turismo, Celso Sabino, além do secretário adjunto da Secult, Sandro Baré, o deputado federal Defensor Stélio Dener e a deputada estadual Ângela Águida Portella.

A Comunidade Indígena Kauwê, localizada em Pacaraima, garantiu o primeiro lugar na categoria Turismo de Base Comunitária. Desde 2019, o grupo desenvolve práticas de etnoturismo coordenadas pelo Departamento de Turismo da Secult. Em agosto, a iniciativa já havia recebido o Prêmio Vitrine do Turismo Responsável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A experiência turística oferecida pela comunidade inclui a Rota do Café Artesanal, trilhas ecológicas, gastronomia makuxi, oficinas culturais, saberes tradicionais e rituais como pinturas corporais com urucum, reunindo ancestralidade, sustentabilidade e contato direto com a natureza.

Outras iniciativas

Outras iniciativas de Roraima também foram reconhecidas. O diretor do Departamento de Turismo, Bruno Muniz, ficou em segundo lugar na categoria Profissionais: Governo/Técnicos, pelo trabalho no fortalecimento das políticas públicas do setor. Já o projeto Turistea, do Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima, recebeu premiação na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo.

Muniz destacou que o Estado ampliou sua participação nacional no debate sobre etnoturismo. Ele lembrou que Roraima passou de duas indicações em 2023 para três em 2025, envolvendo novos parceiros. Segundo o diretor, o avanço é resultado da continuidade dos projetos e do apoio institucional.