Cotidiano

Rifa visa arrecadar fundos para cirurgia de criança com síndrome rara

Aylla tem um ano e oito meses e possui uma síndrome rara que não tem cura

Com apenas um ano e oito meses, Aylla Stefanny Homero, precisa realizar uma cirurgia no coração por conta de um sopro (Comunicação interventricular) e PCA (Persistência do Canal Arterial). A mãe de Aylla, Andressa Homero, está realizando uma rifa beneficente no valor de R$ 10. 

Aylla é diagnosticada com uma síndrome rara chamada Síndrome de Dravet, que causa epilepsia de difícil controle, somado a atrasos motores, cognitivos, na fala, com risco muito grande de morte súbita e ainda não tem cura. Ela atualmente se alimenta por sonda e respira com auxílio de traqueostomia.


Foto: Isabella Cades

A cirurgia será no próximo mês, em São José do Rio Preto – SP, no hospital e maternidade da cidade.  

Para comprar a rifa, basta entrar em contato com o número ou doar diretamente na chave pix (95) 9146-6328, e enviar o comprovante. A chave do pix também está disponível para doações espontâneas. 

O diagnóstico

“Com 28 dias de vida, a minha mãe [avó de Aylla] percebeu a respiração dela muito ofegante, muito cansada. Voltamos na maternidade e a médica falou que ela tinha um sopro e um coração grande. Começamos o tratamento com medicação e com quatro meses de vida ela teve a primeira crise convulsiva. Na mesma semana voltou com a crise, com o possível de difícil controle e daí começou a luta”, disse Andressa. 

Por conta dessas limitações que vieram com o decorrer das convulsões, Aylla não consegue sentar, andar ou falar sem ajuda da mãe, que não está trabalhando no momento para conseguir dar o suporte necessário para a filha. 


Foto: Isabella Cades

“Fica o alerta para as mamães, se ver que o filho tem convulsões, procure investigar enquanto é cedo. O gatilho da Aylla é o calor, e quando ela tem febre, não sabemos se vai piorar ou se é só de uma febre mesmo”, destacou Andressa.