Cotidiano

Restrições serão mantidas enquanto não houver leitos de retaguarda

Prefeitura emitiu nota após posicionamento do Sindicato de garçons e profissionais ligados a bares e restaurantes

Após Sindicato dos Garçons e demais trabalhadores no ramo de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares do Estado de Roraima e empresários independente do setor de gastronomia emitiram uma nota reforçando que o setor foi um dos mais atingidos pela pandemia durante todo o decorrer do ano de 2020.

A Prefeitura de Boa Vista, informou que as restrições serão mantidas enquanto não houver leitos de retaguarda. Segundo a nota, no caso de bares e restaurantes, a Prefeitura está realizando uma flexibilização passo a passo.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Boa Vista informa que, desde o início da pandemia, vários setores foram diretamente impactados, sejam eles econômicos ou sociais. A prefeitura criou o Comitê de Enfrentamento da COVID-19 que sempre teve como base o diálogo, tanto que, devido a essa união de várias instituições, foi criado o Plano de Retomada da Economia de forma Gradual.

O plano é monitorado por técnicos de todas as áreas da prefeitura, em especial a equipe da saúde. Ele é o balizador para a tomada de decisões do setor público, sejam novas medidas restritivas ou flexibilizações. Reforça que todas as decisões são técnicas e baseadas em dados científicos.

No caso de bares e restaurantes, estamos fazendo uma flexibilização passo a passo, pois na realização das fiscalizações das equipes sanitárias e de segurança, a limitação de 30% da capacidade de ocupação, o controle de acesso, uso de máscaras, distanciamento mínimo e álcool em gel não estavam sendo respeitados em todos os estabelecimentos o que coloca em risco a vida da população. Vale salientar que esse descumprimento se deu com maior incidência em bares, tanto é que, em janeiro, cerca de 60 estabelecimentos foram autuados e 25 embargados por desrespeito às normas de segurança.

A Prefeitura de Boa Vista vem somando todos os esforços para que, dentro do possível, as atividades sejam retomadas, mesmo com o Governo do Estado jogando a responsabilidade do fechamento geral do comércio aos municípios, recomendando, inclusive, toque de recolher. O grau de comprometimento da estrutura de saúde do Estado está chegando ao limite, mesmo com o aumento no número de leitos divulgado pelo Governo.

Enquanto não houver leitos de retaguarda, o município manterá algumas restrições e, se necessário, implantará outras. Como Prefeitura de Boa Vista, não pecaremos pela omissão com relação à pandemia, porque neste momento o que importa é a vida de cada um.

A Prefeitura de Boa Vista entende a situação dos profissionais envolvidos no setor de gastronomia, como também dos demais setores, e reafirma o compromisso do diálogo, mas de forma responsável e cordial, lembrando que estamos vivendo uma pandemia e todos estamos nos reinventando, seja poder público, comércio, sociedade civil.

Leia mais:

Bares e restaurantes podem reabrir, mas sem consumo de álcool – Folha…