Os dois indígenas Yanomami resgatados no conflito armado na Comunidade Uxiú estão em quadro estável após cirurgia realizada no Hospital Geral de Roraima (HGR) neste domingo (30). A informação foi divulgada pelo Governo de Roraima.

De acordo com as informações, Otoniel e Venâncio Xirixana apresentaram sinais vitais em pleno funcionamento e sem risco de morte. Na noite de ontem, o governador de Roraima, Antonio Denarium esteve na unidade e teria conversado com um dos indígenas que já estava acordado após o procedimento.


De acordo com o Governo, o governador manteve contato com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade para para posicioná-los sobre o quadro de saúde dos indígenas. (Foto: reprodução/Secom)

Os Yanomami foram vítimas de arma de fogo em conflito com garimpeiros, ainda sem motivação para o ocorrido. Um terceiro indígena e agente de saúde da comunidade faleceu ainda no sábado (29), antes de ser resgatado.

Com a situação, uma comitiva do Governo Federal chega a Roraima para acompanhar a situação e fazer a visita aos dois indígenas no HGR nesta segunda-feira (1º). A Polícia Federal (PF) foi enviada à comunidade para apurar o ataque.