Cotidiano

Reorganização das despesas ajuda no planejamento financeiro

A economista e colunista da FolhaBV, Jádila Andressa, orienta que as pessoas façam uma ‘faxina financeira’

Reorganização das despesas ajuda no planejamento financeiro Reorganização das despesas ajuda no planejamento financeiro Reorganização das despesas ajuda no planejamento financeiro Reorganização das despesas ajuda no planejamento financeiro

O planejamento financeiro, para algumas pessoas, pode ser um processo complicado, mas é importante para quem quer sair do aperto. Por isso, a economista e colunista da FolhaBV, Jádila Andressa, orienta que as pessoas façam uma ‘faxina financeira’.

“A Faxina Financeira é um processo de reorganização das suas despesas. Você ‘limpa’ aquelas dívidas que estão atrapalhando o seu planejamento financeiro e faz sobrar dinheiro no final do mês”, explicou a colunista do Economizando.

Segundo Andressa, durante a esta reorganização a pessoa encontra despesas que demandam mais esforço e outras mais simples. 

“A sujeira pesada é aquela que de fato pesa mais no seu orçamento, como dívidas em atraso e parcelas altas. Nesses casos você precisa ‘limpar’ com mais esforço, e você faz isso renegociando as dívidas com juros maiores, negociando condições melhores para o pagamento, e se possível, substituindo essa dívida por uma com juros menores”, disse.

Já a sujeira leve ou despesas simples são aqueles pequenos gastos do dia a dia que não é anotado, mas que pesa no orçamento. Por exemplo, as tarifas bancárias, anuidade de cartão de crédito e assinaturas de TV que se acumulam e precisa de mais esforço para se desfazer da dívida.

Por fim, a análise dos gastos é uma orientação para organizar orçamento e aprimorar o planejamento financeiro. “Durante sua Faxina Financeira você precisa analisar seus gastos e verificar o que pode fazer para diminuir ou eliminar de vez do seu orçamento essas despesas”, afirmou Andressa.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.