Cotidiano

Relatório aponta queda em acidentes de trânsito na capital

Os dados da Prefeitura levam em consideração apenas o primeiro trimestre do ano

Um relatório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) apontou uma expressiva redução de 16% no número de acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano. Pegando os feriados de janeiro a março, a queda foi de 22%.

De acordo com a secretaria, foram contabilizados 900 acidentes contra 1.073 no mesmo período de 2017. Somente pegando os feridos, o número de registros caiu de 540 para 423 casos.

Ainda segundo a SMST, levando em consideração a frota de veículos da capital, o primeiro trimestre de 2018 registrou 48 acidentes para cada 10 mil veículos, um número bem menor do que o registrado no mesmo período de 2017, que foi de 61 ocorrências para cada 10 mil veículos. A frota naquele ano era de 176.220 veículos, e hoje é de 184.473.

INVESTIMENTOS – De acordo com o secretário municipal de Segurança urbana e Trânsito, Raimundo Barros, a redução dos acidentes só foi possível graças aos investimentos que a Prefeitura tem feito no reforço de fiscalização de trânsito.

Segundo ele, de janeiro a maio deste ano, as ruas já receberam mais de 5.000 metros quadrados de sinalização horizontal, o que significa mais faixas de pedestres para orientar os condutores. Além da pintura de faixas, foram implantadas também mais de 300 novas placas de sinalização (vertical).

“As ações incluem a implantação de sinalização horizontal e vertical, aumento do número de semáforos, mudanças em sentidos de ruas e instalação de fiscalização eletrônica com o uso de radares fixos e móveis. Essas medidas são desenvolvidas desde o início desta gestão e vêm a cada ano apresentando resultados positivos, com a redução do índice de acidentes na capital”, destacou.

Barros ressaltou ainda que no ano passado, a prefeitura instalou seis radares de controle de velocidade, localizados nas avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes, Ville Roy (próximo à igreja Consolata), Mário Homem de Melo, Ataíde Teive, Glaycon de Paiva e Ville Roy (próximo à Praça do Mirandinha). Após a instalação dos equipamentos, houve redução de acidentes nesses locais.

Outro tipo de radar foi instalado em alguns semáforos e visa identificar avanço de sinal vermelho. Também foram instalados radares educativos, cuja finalidade é apenas orientar o condutor sobre o limite recomendado para determinada via.

Complementando as ações do município, as equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) também atuam na parte educativa, com palestras em escolas e empresas, além de blitz educativa, visando orientar os condutores e pedestres sobre a responsabilidade de cada um para a garantia de um trânsito mais seguro.

*INFORMAÇÕES: Prefeitura de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.