
A reforma do Parque Anauá, que concentra o complexo de lazer e infraestrutura esportiva orçado em cerca de R$ 120 milhões, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. A previsão foi apresentada pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, durante entrevista à Folha em que detalhou o andamento das obras.
“Nós começamos ano passado, em 2024, as obras de reforma e ampliação do Parque Anauá. São mais de 120 milhões de reais, que compreendem todos os 106 hectares do parque”, afirmou. Segundo ele, a fase atual reúne a construção ou revitalização de estruturas, incluindo quadras poliesportivas, pistas de caminhada, áreas para modalidades não tradicionais e novos espaços de convivência.

O vice-governador afirmou que a maior parte da infraestrutura já está em andamento, com arruamentos, pistas alternativas e áreas antes em paralelepípedo totalmente asfaltadas. Ele destacou a pavimentação em frente à Secretaria dos Povos Indígenas, a pista de atletismo já asfaltada ao redor e o acesso até a pista de arrancadão concluído.
“Já fizemos a pista de motocross, entregamos o arrancadão. Estamos construindo uma secretaria que vai tomar conta do Parque Anauá. Entregamos há duas semanas a Secretaria dos Povos Indígenas, reformada. E agora trabalhamos na entrada, que será uma entrada dupla, com um pórtico que vai simbolizar o parque. […] A ideia é acabar no primeiro semestre de 2026, entregar antes do período eleitoral”, detalhou Damião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os novos espaços previstos, estão campos de rugby, futebol americano, beisebol, minigolfe e áreas de beach tennis. A implantação de praças de alimentação, áreas de convivência e novas rotas internas também integra esta etapa. “Nenhuma área do parque vai ficar sem recuperação”, enfatizou.
Cidade da Criança e Parque dos Dinossauros
Além da grande obra inicial, o governo prepara a construção prevista para ser anunciada oficialmente em 2026. “É a segunda etapa do parque, que compreende uma novidade: a Cidade da Criança e o Parque dos Dinossauros. Vai ser bem legal, um local divertido, um cartão postal”, antecipou Damião.
O espaço temático ficará próximo ao anfiteatro. A previsão de investimento para essa fase ainda não foi detalhada, pois depende da conclusão da segunda parte da operação de crédito.
Uso familiar permanece intenso
Mesmo com as obras em andamento, o vice-governador afirmou que o parque continua sendo espaço de convivência. “O Anauá continua sendo o lugar da família roraimense. Final de semana é uma concorrência enorme para fazer piquenique. A ideia é que as pessoas façam atividade física, levem as crianças, almocem, jantem, usem o parque de verdade”, finalizou.