O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) promoveu nos dias 10 e 11 de julho uma ação voltada à saúde e humanização das reeducandas da Cadeia Pública Feminina, em Boa Vista. A iniciativa faz parte do projeto “MPRR em ação: Mulher protegida, sociedade fortalecida” e contou com atendimentos em diversas áreas, desde cuidados pessoais até orientações jurídicas e de saúde.
Durante a ação, as internas participaram de rodas de conversa, atendimentos individualizados e serviços como corte de cabelo, manicure e depilação. Também foi realizada uma triagem para identificar aquelas que serão atendidas por especialistas em saúde, como ginecologistas e oftalmologistas. O atendimento está previsto para ocorrer no dia 26 de julho, em parceria com a equipe de saúde itinerante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, o objetivo da atividade é garantir cidadania às internas e mostrar que é possível construir um novo caminho com o apoio de instituições públicas, sociedade civil e demais parceiros.
As ações continuam ao longo da semana com novas triagens e avaliações de casos, visando atender tanto demandas de saúde quanto questões processuais das reeducandas.