ALERTA

Ipem-RR realiza operação especial para garantir segurança de produtos durante as férias escolares

O Instituto ainda orientou os consumidores a observarem a presença do selo de conformidade do Inmetro nos produtos identificado pela letra “I”, e a importância de adquirir mercadorias confiáveis

Ipem-RR realiza operação especial para garantir segurança de produtos durante as férias escolares

O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) deu início nesta semana à Operação Férias Seguras, ação de fiscalização que ocorre em todo o Estado. A iniciativa tem como foco garantir que produtos e serviços ofertados no mercado local estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos por lei, prevenindo riscos e prejuízos ao consumidor.

A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (8), em uma loja de artigos diversos, localizada na avenida Centenário, zona Oeste de Boa Vista.

Durante toda a semana, técnicos do órgão estão vistoriando uma ampla variedade de itens com alta procura no período das férias escolares e recesso, como cadeirinhas infantis, capacetes, colchões, pneus, balanças comerciais, bombas de combustível, além de eletrodomésticos como grills e churrasqueiras elétricas. Também fazem parte da fiscalização radares eletrônicos e empresas de reforma de pneus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com o diretor técnico do Ipem-RR, Jackson Medeiros, a operação visa responder ao aumento no consumo típico do período, quando muitas famílias estão em recesso escolar ou de férias do trabalho.

“Essas operações especiais acontecem porque percebemos um crescimento na procura por determinados produtos nessa época. Crianças em casa, pais de férias… há maior circulação e consumo de brinquedos, produtos para casa e até combustíveis, o que exige atenção redobrada do Ipem”, explicou.

Jackson Medeiros, Diretor técnico do Ipem-RR (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Além de produtos, a fiscalização também checa a conformidade de serviços e equipamentos, como radares eletrônicos. A intenção, segundo o órgão, é verificar se os dispositivos estão dentro do prazo de validade e aferição, garantindo que estejam aptos para realizar medições com precisão.

Jackson também orientou os consumidores a observarem a presença do selo de conformidade do Inmetro nos produtos identificado pela letra “I”, de INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e destacou a importância de adquirir mercadorias de fornecedores confiáveis.

“Produtos com o selo indicam que foram avaliados e aprovados segundo os critérios técnicos do Inmetro. Também é fundamental que os comerciantes tenham nota fiscal, porque ela resguarda o lojista e ajuda a evitar penalidades caso seja constatada alguma irregularidade”, ressaltou.

As equipes do Ipem-RR seguirão com a fiscalização ao longo da semana em Boa Vista e no interior do estado. A expectativa é de que a operação contribua durante diferentes épocas do ano.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.