O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) realizou, entre os dias 15 e 19 de setembro, a Operação Abastecimento Seguro, com o objetivo de identificar possíveis fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis. A ação fez parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Inmetro, mediante a grande onda de fraudes nos postos de combustíveis do país.
Em Roraima, foram fiscalizados mais de 20 postos de combustíveis, onde os técnicos do instituto inspecionaram 59 bombas medidoras. De acordo com o Ipem, não foram encontradas irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o diretor de Qualidade e Metrologia do órgão, Jackson Medeiros, a operação teve foco em fraudes que alteram a quantidade de combustível entregue ao consumidor.
“Essa operação especial teve um enfoque em fraudes eletrônicas de bombas. Isso interfere diretamente na quantidade de combustível que o consumidor consome, ou seja, o cliente compra 20 litros, mas não recebe a quantidade correta. Aqui em Roraima, fiscalizamos diversos postos na capital e no interior, e não encontramos nenhuma irregularidade. Isso mostra que o trabalho contínuo de fiscalização traz segurança à população e também aos empresários que atuam de forma leal”, destacou.
O Ipem-RR reforçou que mantém canal aberto para denúncias e esclarecimentos por meio da ouvidoria telefone (95) 98418-6602 e e-mail: [email protected]. Além das redes sociais oficiais. Jackson Medeiros explicou que a fiscalização busca não apenas proteger o consumidor, mas também garantir concorrência justa entre os postos de combustíveis.