Cotidiano

Quase 150 autorizações de trabalho para venezuelanos foram concedidas no 1º semestre

País vizinho ocupa 1º lugar entre países do Mercosul do ranking dos trabalhadores autorizados a trabalhos temporários e permanentes no Brasil

O Ministério do Trabalho (MTb) concedeu 11.998 autorizações de trabalho temporário ou permanente para estrangeiros no país entre janeiro a junho de 2017, sendo quase 150 para venezuelanos. Os dados fazem parte do relatório elaborado pela Coordenação Geral de Imigração (CGig) do MTb.

As autorizações do primeiro semestre foram 2.440 inferiores ao mesmo período de 2016 que fechou em 14.438 autorizações. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, explica que essa diferença já era esperada, uma vez que no ano passado o Brasil sediou os jogos olímpicos, evento que resulta em grande movimento de profissionais estrangeiros no país.

“A redução no número de autorizações concedidas a trabalhadores estrangeiros este ano já era esperada. No passado, tivemos a Olimpíada, um evento internacional grandioso que demanda muita mão de obra tanto de esportistas, de suas equipes de trabalho e de voluntários internacionais”, observa o ministro.

O coordenador da CGig, Hugo Gallo, explica que para que o estrangeiro exerça alguma atividade laboral no Brasil é obrigatória a autorização. E ele pode obter mais de uma autorização.

“As autorizações são concedidas conforme resoluções normativas. A maioria das autorizações foi para profissionais das ciências e das artes, técnicos de nível médio, e membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes, entre outros”, observa Gallo.

Tipos de autorizações

As autorizações temporárias são as mais procuradas pelos profissionais estrangeiros. De janeiro a junho, foram 11.483 documentos expedidos nessa modalidade e 515 permanentes. 

Mercosul

Entre os países do Mercosul e associados, o destaque é para a Venezuela, com 147 autorizações, um aumento de 86% em relação a igual período de 2016. Em seguida, vem Argentina (+81), Colômbia (+65) e Chile (+52).

“A Venezuela passa por um período complexo na política, que reflete na área econômica. O Brasil é um país vizinho e tem uma abertura de fronteira mais flexível à imigração”, ponderou o ministro.

 

 

Números de autorizações de trabalho concedidas no Brasil no 1º semestre (janeiro-junho), segundo gênero.

Gêmero

2016

2017

Masculino

Feminino

Total

Fonte: Coordenação Geral de imigração/MTB, 2016/2017

 

 

 

 

Número de autorizações de trabalho concedidas no 1º semestre (jan-jun) a estrangeiros, segundo países do MERCOSUL e associados.

 

 

Países

2016

2017

 

 

VENEZUELA

79

147

 

 

ARGENTINA

74

81

 

 

COLÔMBIA

73

65

 

 

CHILE

65

52

 

 

PERU

69

45

 

 

URUGUAI

5

23

 

 

EQUADOR

6

14

 

 

BOLIVIA

11

5

 

 

PARAGUAI

3

 

 

TOTAL

382

435

 

 

Fonte: Coordenação Geral de Imigração/MTB, 2016/2017

 

 

 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.