Cotidiano

Quase 100 detentos de Roraima fazem provas do Enem

A aplicação está ocorrendo na escola estruturada dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo

Detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) participam nos dias 23 e 24 de fevereiro, do Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade).

Ao todo, 99 detentos devem realizar a prova, que será aplicada na Escola Estadual Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, localizada dentro da unidade prisional.

A coordenação e apoio da unidade de ensino é de responsabilidade da Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Roraima. Hoje, segundo a juíza titular da Vara, Joana Sarmento, a Escola foi revitalizada e tem matriculados aproximadamente 100 reeducandos.

“As cadeiras escolares foram disponibilizadas pela SEED [Secretaria de Estado da Educação], a revitalização geral tem sido feita por meio de doações e recursos de aplicação de multas por litigância de má-fé [conduta intencional com maldade, para interferir no andamento de um processo]”, explicou a magistrada.

Enem PPL – É uma prova aplicada desde 2010 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Assim como o Enem regular, avalia o desempenho do estudante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo MEC (Ministério da Educação), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).