Cotidiano

Público comemora retorno do desfile de 7 de Setembro

Muitos foram à avenida Ene Garcez, no Centro de Boa Vista, para acompanhar algum familiar ou por ter tido alguma história com o desfile

O primeiro desfile realizado desde o início da pandemia da Covid-19, sendo ainda o evento que marca os 200 anos da Independência do Brasil, é comemorado pelo público presente. Muitos foram à avenida Ene Garcez, no Centro de Boa Vista, para acompanhar algum familiar ou por ter tido alguma história com o desfile.

Mesmo debaixo de calor, com temperatura variando entre 25 e 30 graus celsius, o público não deixou o local. Alguns transformaram guarda-chuvas em guarda-sol. Outros levaram até toalhas de rosto para se proteger do sol.


Pelotão da Polícia Militar (Foto: Marilia Mesquita/FolhaBV)

Foi o caso do agricultor Vanderly Balbino, 44, que há mais de 20 anos, desfilou pela via como militar. Nesta quarta, ele prestigiou o evento como espectador e apoiador do filho Douglas da Silva Monteiro, 25, integrante da banda de música do Exército Brasileiro.

“Momento histórico. São 200 anos de Independência do povo brasileiro. É essencial esse desfile, que marca a volta à normalidade que vivíamos antes. Foram dois anos sem desfile, sem escola, povo parado, mas graças a Deus, rudo voltou ao normal. Está sendo uma benção”, declarou.

Quem também tem história com o evento é a dona Claudiane Rodrigues Nunes, 34, que quando aluna, integrou o grupo de fanfarra da escola estadual Ulysses Guimarães. “É uma sensação boa voltar no tempo, ver cada escola diferente se empenhando”, declarou.


Exército Brasileiro (Foto: Marília Mesquita/FolhaBV)

O desfile reúne 45 escolas estaduais e 17 unidades escolares e institutos privados. Integrantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, das Polícia Militar, Civil, Penal e Federal e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, da Força Nacional de Segurança Pública, da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) também passaram pela avenida. Onze instituições finalizaram o evento com um desfile civil motorizado.