Cotidiano

Projeto promove rodas de conversas com vítimas de violência doméstica

Instituído com o objetivo de promover o acolhimento, propõe rodas de conversas semanais com ciclo de quatro encontros, que permite momentos de expressões individuais

O projeto ’Olá Mulheres! A vez é sua’ foi instituído com o objetivo de promover o acolhimento adequado para mulheres em situação de violência doméstica e propõe rodas de conversas semanais com ciclo de quatro encontros, que permite momentos de expressões individuais, intercâmbio de experiências entre as mulheres do grupo, além de dinâmicas de valorização pessoal. 

Realizado pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, as atividades acontecem na Casa da Mulher Brasileira e são conduzidas pela Promotora de Justiça, Lucimara Campaner, com a finalidade de contribuir na superação de contexto crítico ocasionado por conflitos domésticos. 

“O número de quatro encontros para cada ciclo é estratégico. Cada reunião tem um objetivo específico. A primeira fase é de apresentação, que é uma oportunidade de criar vínculo com as outras mulheres, depois passamos para o desenvolvimento das questões relacionadas aos sentimentos, como baixa estima e culpa, e por último trabalhamos as oportunidades e valores que podem ajudá-las a romper o círculo da violência”, explicou Lucimara. 

Para a autônoma G.S.R., de 42 anos, participante do primeiro grupo do projeto, as rodas de conversas são fundamentais para enfrentar esse momento difícil. “Para mim é melhor que a terapia. É um remédio para minha alma, conversar e compartilhar minha dor com mulheres que passam pela mesma situação”, ressaltou.  

As participantes do projeto são originárias de demandas espontâneas (sem medidas protetivas), convites, encaminhamentos e mulheres que estão sob tutela de medidas protetivas de urgência. 

Para participar, é necessário que a mulher se dirija até a Casa da Mulher Brasileira e procure o atendimento da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher ou pode fazer contato pelo WhatsApp (95) 99122-7403.