Familiares denunciam presença de fezes de pombo no Hospital das Clínicas (veja vídeo)

Sesau afirma que irá adotar medidas, mas ressalta que pombos estão em toda a cidade.

Vídeo mostra grande quantidade de fezes em condensadores da unidade (Foto: Reprodução)
Vídeo mostra grande quantidade de fezes em condensadores da unidade (Foto: Reprodução)

Familiares de pacientes do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco procuraram a folha para relatar a presença de fezes de pombos nas instalações da unidade de saúde. De acordo com os denunciantes, as fezes estariam entrando nas acomodações dos pacientes através dos condensadores das centrais de ar do hospital.

“Acredito que a minha reclamação não seja a primeira, com o Hospital das Clínicas, mas poderiam verificar as condições das centrais de ar! Está insalubre para os pacientes e para os próprios profissionais da saúde. Estão funcionando [as centrais de ar], porém, os pombos e fezes dos mesmos, praticamente estão cobrindo os condensadores das centrais. Que vai tudo para dentro dos quartos dos pacientes, meu pai está internado aqui. Isso é desumano”

Filho de um paciente da unidade

Um vídeo enviado à redação da FolhaBV mostra uma considerável quantidade de fezes de pombos, além da presença das aves nos condensadores de ar da unidade.

De acordo com denunciantes, fezes estariam entrando nas acomodações através do condensador (Vìdeo: Arquivo pessoal)

O que diz o Governo

A Secretaria de Saúde (Sesau) se pronunciou sobre o caso, informando que uma limpeza externa na unidade foi realizada no último dia 30 e que medidas adicionais serão adotadas diante da situação. A Sesau justificou que os pombos são uma presença comum em toda a cidade e que o extermínio dessas aves configura crime ambiental. Abaixo, segue a nota oficial emitida pela Secretaria:

A Secretaria de Saúde informa que no dia 30 de abril foi executado serviço de higienização de todo o ambiente externo do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues.

Diante da atual circunstância, a Sesau está adotando novas medidas, como a notificação da empresa para realizar a limpeza e a higienização do local, obedecendo aos critérios ambientais.

É importante destacar que a presença de pombos é fato em toda a cidade e não pode haver exterminação, por ser crime ambiental.