Cotidiano

Projeto fornecerá energia solar para comunidades indígenas em Roraima

Iniciativa faz parte da ampliação do programa Luz para Todos e irá beneficiar aproximadamente 10 mil indígenas nas regiões mais remotas do Brasil

Projeto visa melhorar as condições de vida nas comunidades indígenas, garantindo acesso à eletricidade e contribuindo para a redução da pobreza energética. (Foto: Divulgação/MME)
Projeto visa melhorar as condições de vida nas comunidades indígenas, garantindo acesso à eletricidade e contribuindo para a redução da pobreza energética. (Foto: Divulgação/MME)

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Saúde anunciaram que o projeto Surucucu fornecerá energia solar para comunidades Yanomami em Roraima. A iniciativa faz parte da ampliação do programa Luz para Todos e irá beneficiar aproximadamente 10 mil indígenas de 60 comunidades. O sistema de fornecimento será baseado em tecnologia fotovoltaica.

De acordo com o MME, o projeto visa melhorar as condições de vida nas comunidades indígenas. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que “o Luz para Todos busca universalizar o acesso à eletricidade e acabar com a pobreza energética”.

Detalhes do projeto

Além do fornecimento de energia, o projeto Surucucu inclui a construção de um novo centro de saúde, com um investimento total de R$ 23 milhões. A obra será realizada em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a ONG alemã Target Reudiger Nehberg. A construção e modernização das instalações existentes também contemplam a criação de novas edificações, e a implantação de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, com a chegada da energia solar, o Centro de Referência de Surucucu estará equipado para oferecer serviços de saúde de qualidade aos Yanomami, melhorando as condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.