Cotidiano

Projeto do Ministério Público fica em 2º lugar em prêmio nacional

Execução do projeto teve parceria da Operação Acolhida em Roraima, que esteve a frente junto com o Ministério Público de Roraima

O projeto “Migração: Atuação do MPRR no enfrentamento da violência e promoção social de venezuelanos” ficou em segundo lugar no Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2020.

O resultado foi divulgado neste quinta-feira (12), quando teve transmissão virtual pelo canal oficial do CNMPno YouTube: /conselhodomp. Do prêmio participaram 1.213 projetos entre os Ministérios Públicos do país.

Segundo o procurador de justiça Edson Damas da Silveira, o objetivo do projeto é colocar o Ministério Público do Estado de Roraima como mediador da situação de conflito vivenciada no estado, diante da entrada crescente de migrantes venezuelanos, principalmente nos municípios de Boa Vista e Pacaraima.

Damas que também é coordenador do Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos (GAEMI-DH), contou como e por que se iniciou a realização do projeto.

“Esse projeto teve causa inicial o conflito que ocorreu em fevereiro no município de Pacaraima, onde novos fatos aconteceram junto com a criminalidade envolvendo os venezuelanos. A população local se revoltou contra os imigrantes, foram às ruas e isolou Pacaraima, bloquearam a BR-174”, relatou.

Edson Damas contou que a premiação para o Ministério Público de Roraima foi uma grande satisfação pelo reconhecimento (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Operação Acolhida em Roraima junto com outras autoridades ligadas a segurança pública se reuniram no local para tomarem medidas para por fim nos conflitos.

“Algumas dessas deliberações foram o diálogo imediato com representantes da sociedade local, para por fim ao bloqueio, reuniões com as autoridades a fim de trocar informações, montar um sistema de inteligência a respeito do que estava acontecendo. O Exército [Operação Acolhida] também se comprometeu a escutar as lideranças locais, facilitou na prestação de serviços de saúde da população local e intensificou o dialogo com a população”, disse o procurador de justiça.

“É um projeto em parceria com a Operação Acolhida, e o general Barros foi muito importante na realização e articulação do projeto, estando a frente junto com o Ministério Público de Roraima”, ressaltou o procurador.

Ele comentou que, depois de mediar os conflitos que existiam no local, as autoridades municipais, estaduais e federais, dividiram funções, cada um com sua competência dando atenção e foco para Pacaraima.

Edson Damas contou que a premiação para o Ministério Público de Roraima foi uma grande satisfação pelo reconhecimento. “Ficamos imensamente feliz por sermos vice-campeões, o reconhecimento nacional pela gestão do ministério público diante de 1.213 projetos do Brasil todo, mostra também toda a importância do projeto”, disse.

O prêmio é um troféu de reconhecimento pelo segundo lugar na premiação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2020.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.