Cotidiano

Projeto concede meia-entrada para doadores de sangue em Roraima

Medida prevê benefício em eventos culturais realizados pelo Estado

Com o intuito de incentivar a doação de sangue em Roraima, devido à necessidade constante de reabastecer o estoque no Hemocentro, foi apresentado um projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no início deste ano, que concede meia-entrada em eventos esportivos e culturais aos doadores.

De acordo com o autor da matéria, deputado Neto Loureiro (PMB), a proposta busca promover a doação por meio de benefícios aos doadores. “É uma forma de incentivar o doador. Além da meia-entrada em cinemas e teatros, por exemplo, o cidadão terá preferência em estabelecimentos comerciais, bancos e casas lotéricas”, explicou o parlamentar ao expor algumas das vantagens previstas no projeto.

Aumentar os estoques de sangue no Hemocentro de Roraima é fundamental para salvar vidas. Uma única doação, para se ter ideia, é capaz de suprir a necessidade de até quatro pessoas. “Muitas pessoas só participam desse tipo de ação quando um parente ou amigo está precisando. Queremos alavancar a doação para que os cidadãos tornem-se doadores regulares”, afirmou Neto.

Para gozar dos benefícios previstos neste projeto de Lei, o interessado precisa ser doador regular, com registro do Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro, e ser identificado por documento oficial expedido pela própria Secretaria de Saúde do Estado de Roraima.

COMO DOAR – O interessado precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg, e estar saudável. No dia da doação é preciso: fazer uma refeição saudável, livre de gorduras; não ter ingerido bebidas alcoólicas há pelo menos 12 horas; e portar documento de identificação com foto no momento da coleta.

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 13h às 18h. A unidade fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Antes da coleta, os interessados são obrigados a fazer cadastro e uma avaliação pré-doação para garantir um procedimento responsável e seguro.