Cotidiano

Projeto busca revitalização do Distrito Industrial

O investimento inicial previsto é de R$128,8 milhões

O projeto de revitalização do Distrito Industrial, que beneficiará 30 quilômetros de vias foi lançado nesse sábado, 01. O investimento inicial previsto é de R$128,8 milhões, recurso a ser captado. O projeto executivo tem prazo de seis meses para execução e o tempo previsto para realização da obra é de 24 meses.

Participaram da cerimônia parlamentares da bancada federal, entre os quais, o senador Chico Rodrigues e os deputados federais Haroldo Campos e Antonio Nicoletti, secretários de Estado, presidentes de autarquias, presidente da FIER (Federação das Indústrias de Roraima) Rivaldo Neves, e empresários.

Com execução em quatro etapas, o projeto prevê revitalização e urbanização do complexo industrial. A primeira etapa contempla implantação de rede de água, esgoto e drenagem. Em seguida, serão realizados serviços de urbanização, com pavimentação, construção de meio-fio e de calçada. A terceira fase da obra inclui iluminação e construção do pátio de manobras, com capacidade para atender até 80 caminhões. A parte é a implantação de uma praça, às margens da lagoa localizada no Distrito Industrial, criando um espaço de lazer.

 O governador Antonio Denarium frisou a importância de firmar parceria com a bancada de parlamentares em Brasília para alocar recursos para as obras.  “Lançamos um projeto de revitalização e reurbanização do Distrito Industrial, que inclui pavimentação, rede de esgoto, iluminação, rede de água e calçada, apresentando melhor o Distrito Industrial para os que estão aqui e, também, possibilitando a atração de novos investidores”, afirmou.

Ele ressaltou que o objetivo é mudar a matriz econômica do Estado, saindo da economia do contracheque. “Roraima não tem mais condições de contratar servidores públicos. Então, vamos mudar a matriz econômica do contracheque para o setor privado, setor empresarial, e o agronegócio, gerando emprego e renda paraa população”, disse.

Conforme o senador Chico Rodrigues, este é um momento histórico para Roraima. Ele lembrou que o Distrito Industrial foi criado em 1979 pelo governador Ottomar de Sousa Pinto. “Obviamente, passou por várias fases e tem hoje quase 75 empresas já instaladas e mais 30 em fase de instalação. A melhoria da infraestrutura é necessária”, afirmou.

O senador destacou que o projeto elaborado pelo atual governo já está no ponto de ser apresentado como emenda parlamentar  para captação de recurso. “Agora, a bancada de deputados e senadores vai realmente se debruçar sobre essa questão e decidir pra ajudar o governo a revitalizar o Distrito Industrial. Afinal de contas, é uma espécie de cartão postal do Estado. Com essa infraestrutura pronta,  o Distrito vai deslanchar”, garantiu.

Segundo o deputado federal Haroldo Campos, o projeto é um marco importante para o setor industrial de Roraima. “Sou convicto de que, a partir da revitalização do Distrito Industrial, vamos ter geração de empregos e de renda. Vamos atrair novas indústrias para o Estado. Isso está se afunilando no momento em que iniciaremos a construção do Linhão de Tucuruí. Tudo vai somar para tirar Roraima do problema do desemprego. Como parlamentar, estou alinhado nesse projeto e vou contribuir com emendas”, frisou.

De acordo com o secretário de Planejamento, Marcos Jorge Lima, há muitos anos os empresários do Distrito sonham com a revitalização deste espaço, que é fundamental para o desenvolvimento da economia do Estado. “Temos aqui pessoas que acreditam no potencial de Roraima, que geram emprego e renda, e que não têm abastecimento de água, nem esgotamento sanitário, nem drenagem adequada.  O projeto contempla não apenas a estrutura para o Distrito, mas também pavimentação, iluminação pública e, com certeza, vai contribuir pra melhoria do ambiente de negócios, para o desenvolvimento de quem já está aqui e das novas empresas que serão implantadas no Distrito Industrial”, explicou.

Ele acrescentou ainda o empenho do governo para alavancar o desenvolvimento. “É importante incentivar os que estão empreendendo em Roraima, para que possam ampliar seus investimentos, gerando mais emprego e renda, melhorando a economia do Estado e, também, atrair novos investidores, para que possamos tirar o Estado da dependência da economia do contracheque”, afirmou Marcos Jorge.

Conforme o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Guiana e do Conselho de Desenvolvimento Industrial, Remídio Monai,  a revitalização é uma reivindicação antiga dos empresários do Distrito. “Os empresários lutam aqui, desde a década de 1980, para recuperar as ruas, para ter iluminação, para ter segurança, para ter água e esgoto. Hoje, estamos vendo essa possibilidade com o projeto que o Governo do Estado está trazendo. Projeto de reurbanização, que pode ser a redenção do nosso Distrito, para receber investimentos de novos empresários, uma vez que está chegando energia, regularização fundiária”,

Instalada há mais de 25 anos no Distrito Industrial, a empresária Izabel Itikawa destacou a importância do projeto para os empreendedores. “Hoje é um dia de muita comemoração. Receber um projeto bem elaborado, com prazo definido pra revitalização é motivo de alegria. Sofremos com alguns problemas, dos quais, destaco a segurança. O governador é comprometido com o desenvolvimento de Roraima, consciente das dificuldades encontradas no Distrito Industrial. Saio desse encontro com bastante esperança, confiante de que este projeto sairá do papel”, disse.

Empresário do ramo de transportes, Valcir Peccini, também falou sobre a relevância do projeto de reestruturação do Distrito Industrial. “Há muito esperamos essa revitalização. Todos estão vendo como está a situação aqui. As pessoas têm dificuldades de chegar ao seu próprio negócio. Não tem iluminação, não tem água encanada. Tudo é difícil, e o custo é muito alto. Precisamos mesmo que revitalize esse espaço para os empresários que estão aqui e para outros que virão pra cá, com certeza”, ressaltou.