Cotidiano

Programação quer reforçar bolsas de sangue em Roraima

A ação ocorrerá entre os dias 26 e 30 de novembro no Hemoraima

Buscando sensibilizar a população e trazer novos doadores o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) realiza entre 26 e 30, a Semana do Doador, em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será celebrado neste domingo, 25. 

Toda a programação ocorrerá na unidade, situada ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR). Durante a semana haverá panfletagens, em parceria com a equipe da Embaixada Mundial dos Ativistas da Paz (EMPA), campanhas de incentivo à doação junto a membros de entidades públicas, privadas e religiosas, apresentação musical, entre outras atividades.

Assistente social do setor de captação de doadores do Hemoraima, Edna Félix destacou que a ideia é prestigiar todos aqueles que doam regularmente ou já doaram sangue.

“Apesar de ter uma data especial, todo dia é dia de realizar esse ato solidário, por isso pedimos que as pessoas venham doar, já que não existe outra forma de se obter o sangue. Todos os dias, nos hospitais, sempre terá uma pessoa que precisa dessa doação”, pontuou.

Atualmente, o banco de sangue da unidade encontra-se em estado crítico. Todas as tipagens sanguíneas estão em níveis bastante baixos, principalmente o tipo O–, considerado como doador universal, ou seja, pode ser transferido para todos os outros tipos sanguíneos.

“É necessário que a doação seja fortalecida pois, com o nosso atual estoque, se houver demanda constante de sangue nas unidades hospitalares do Estado, não poderemos atender esses pacientes”, destacou Edna.

QUEM PODE DOAR? – O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da coleta. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

*INFORMAÇÕES: Ascom Sesau.