Cotidiano

Programa luta pela representatividade negra e indígena no setor público

Online e gratuito, o programa Ubuntu é voltado para a formação de lideranças negras e indígenas

O Programa Ubuntu, com o objetivo de ampliar e consolidar a participação de profissionais públicos negros e indígenas em posições de liderança no setor público e querem desenvolver ações antirracistas em seus órgãos. As inscrições estão abertas até dia 10 de abril.

O Ubuntu é online e gratuito e tem duração de 6 (seis) meses. Serão 100 vagas divididas em 2 (duas) turmas. A formação é para os participantes adquirirem competências essenciais para lideranças, consolidando a participação de profissionais negros na tomada de decisão em governos e transformando sua cultura organizacional por meio da diversidade como referência e o combate ao racismo.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, embora cerca de 54% da população brasileira seja negra, apenas 37,1% dos profissionais públicos federais negros ocupam posições de liderança.

“O governo é um setor estratégico para o desenvolvimento de lideranças negras na sociedade de forma geral. A falta de representatividade da população negra impacta diretamente na criação de políticas públicas que considerem a maior parte da população do país. Neste sentido, quanto mais líderes negros com acesso à oportunidades de capacitação profissioal tivermos no setor público, melhor e mais representativa serão as políticas públicas pensadas, desenhadas e implementadas para os diferentes grupos da sociedade – principalmente o de não brancos”, afirma Denise Silva, gerente de diversidade, equidade e inclusão do Vetor Brasil, criadora do projeto.

Requisitos para participar
– Negra(o) ou Indígena;
– Nacionalidade brasileira;
– 18 anos ou mais anos de idade;
– Ensino superior ou técnico completo;
– Cumprimento das obrigações militares fixadas em lei;
-Profissionais no início da carreira e/ou durante as primeiras experiências em posições de liderança no setor público.

 ETAPA DE INDICAÇÃO DA CHEFIA

 O candidato deverá se atentar ao chegar nesta etapa, onde é necessário  indicar duas chefias imediatas, uma titular e uma suplência, para participarem do programa de liderança Líder +

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.