BRASIL ANTENADO

Instalação gratuita de parabólica digital já começou; Roraima será atendida em outubro

Famílias de baixa renda dos municípios de Alto Alegre, Amajari e Uiramutã serão beneficiadas na segunda fase do Brasil Antenado

A ação prevê a instalação de equipamentos que permitem acesso a até 100 canais gratuitos, com imagem e som em alta definição. (Foto Divulgaçao)
A ação prevê a instalação de equipamentos que permitem acesso a até 100 canais gratuitos, com imagem e som em alta definição. (Foto Divulgaçao)

Já está em andamento o programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações, que vai oferecer instalação gratuita de parabólica digital para famílias de baixa renda em regiões com sinal inexistente ou precário de TV aberta. Em Roraima, os municípios de Alto Alegre, Amajari e Uiramutã serão contemplados a partir de outubro, na segunda fase do cronograma nacional.

A ação é voltada a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e prevê a instalação de equipamentos que permitem acesso a até 100 canais gratuitos, com imagem e som em alta definição, maior estabilidade de sinal e mais qualidade na transmissão da TV aberta.

Etapas do programa

A Etapa A começou na última segunda-feira (14) em 77 cidades do Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Roraima faz parte da Etapa B, com início previsto para 13 de outubro de 2025, se estendendo até 11 de janeiro de 2026.

O cronograma completo inclui 323 municípios de 16 estados, distribuídos da seguinte forma:

  • Etapa A – 14/07/2025 a 12/10/2025: 77 municípios
  • Etapa B – 13/10/2025 a 11/01/2026: 138 municípios (incluindo cidades de Roraima)
  • Etapa C – 12/01/2026 a 12/04/2026: 108 municípios

Como será o agendamento

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Quando a etapa que contempla Roraima for iniciada, as famílias poderão agendar a instalação gratuita pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende via WhatsApp. Todo o processo será gratuito, incluindo fornecimento e instalação da nova parabólica.

O programa é executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), criada por determinação da Anatel após o leilão do 5G, com participação das operadoras Claro, Tim e Vivo.

Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a proposta é ampliar o acesso à informação e à cidadania. “Trata-se de uma política essencial de inclusão social e digital”, afirmou.

Já o CEO da EAF, Leandro Guerra, reforçou que o Brasil Antenado “representa o compromisso com a inclusão e o acesso à informação como direito. É o Brasil que precisa ser visto, ouvido e antenado”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.