Cotidiano

Profissional da fotografia é tema de palestra na Estácio

Palestra sobre a formação do profissional da fotografia será ministrada pelo professor Marcelo Mora

Como parte da programação da Semana Acadêmica do Centro Universitário Estácio da Amazônia, os alunos dos cursos de Publicidade e Design Gráfico participam, nesta terça-feira (26), de uma palestra sobre a formação do profissional da fotografia, com o professor Marcelo Mora.

Segundo ele, o tema visa destacar a importância da formação para atuar no mercado de trabalho atual, que é cada vez mais tecnológico e desafiador. “O fotógrafo hoje possui diversas formas para se qualificar e criar um portfólio bem mais exigente para com seu trabalho, onde oferece serviços que antes eram oferecidos apenas por um grupo seleto de profissionais temáticos”, analisa.

O desafio cada vez maior do profissional da fotografia é encontrar nichos de mercado nesse momento em que quase todo mundo tem uma câmera na mão com o seu smartphone.

O professor afirma que não só essa a questão, mas o lançamento de novos produtos para os profissionais, tem aprimorado cada vez mais a competitividade no mercado, e criando sempre novos nichos. “Nós temos no mercado a fotografia de arquitetura e decoração, temos bancos de dados, fotografia autoral, de eventos, fotojornalismo, dentre outros.

Tudo isso ainda é uma gama que existe para se ganhar dinheiro, além de publicidade, restauração de fotos e armazenamento de fotos. Portanto, nesse meio quando você se qualifica e leva até o seu cliente um portfólio maior tem um leque de opções dentro da fotografia”, reforça.

A criação de um portfólio exigente, inclusive, terá um espaço especial dentro da palestra do professor Marcelo Mora. Segundo ele, o mercado atual tem exigido cada vez mais dos profissionais um aprimoramento constante. Mora analisa, por exemplo, o portfólio do fotógrafo específico de eventos, que tem a cada momento encontrado nichos diferentes dentro da profissão. “É preciso mostrar um diferencial e um avanço dentro do portfólio com novos aspectos.

Hoje, por exemplo, dentro dos nichos de mercado oferecidos a gente começa a ver empresas se especializando em arquivos, bancos de imagens, mas que estão trabalhando a pós-produção desse material, ou seja, o fotógrafo passa a ter agências que trabalham toda a pós-produção sem a necessidade de contratar alguém para fazer essa pós. A pós-produção é o trabalho de melhorias de imagens, que vão para determinado material publicitário ou gráfico”, explica.

Ele completa afirmando que a capacitação constante é importante para que o profissional entenda as mudanças que acontecem junto com o surgimento das novas tecnologias e o processo de ampliação dos conceitos da fotografia dentro do mercado.

“Antigos fundamentos da fotografia começam a perder sustentação diante de processos como, por exemplo, a produção digital de imagens, que envolve também o vídeo, cinema e novas formas de interação de imagens, como as próprias redes sociais. Então tudo isso vai dando mais vazão a especialização do fotógrafo em diversas áreas para poder encontrar clientes específicos dentro da área do marketing, da publicidade”, conclui.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.