Cotidiano

Professores podem encerrar greve amanhã

Nos últimos dias, Sinter e Governo do Estado têm avançado nos entendimentos para que movimento grevista chegue ao fim

Professores podem encerrar greve amanhã Professores podem encerrar greve amanhã Professores podem encerrar greve amanhã Professores podem encerrar greve amanhã

O Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinterr) se reuniram novamente, na noite de terça-feira, para debater a minuta do projeto para alterações da Lei Estadual nº 892, que trata sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima, enviada na sexta-feira passada, 16, pelo Executivo, para a Assembleia Legislativa.

A minuta estava prevista para ser apreciada pelo Sinter e, posteriormente, os representantes se reuniriam para debater as reivindicações. Conforme o presidente do Sinter, Ornildo Roberto, a reunião com o governo se encerrou por volta das 21h30 de segunda-feira. “Hoje teremos outra reunião com o governo e, na sexta-feira, provavelmente, se der tudo certo, nós encerraremos a greve”, disse.

Segundo ele, dos 36 pontos de reivindicação, 29 já foram encaminhados. Nesta quinta-feira, 22, o Sinter se reunirá novamente pela parte da tarde com o governo para tratar os pontos pendentes que foram encaminhados para análise, tendo em vista o impacto financeiro ao orçamento do Estado. Entre esses pontos, está a elaboração de um calendário de pagamento das progressões.

“A gente espera que seja positivo porque a reunião foi muito boa. Espero que amanhã à tarde a gente resolva isso e coloque para aprovação da base. E, se der tudo certo, a gente suspende o movimento de greve”, complementou.

A governadora Suely Campos (PP) também avalia que houve um avanço nas negociações com o Sinter para encerrar a greve dos professores. Segundo o governo, durante a reunião de terça-feira, a chefe do Executivo disse que vai suspender o corte do ponto, caso a greve termine nesta sexta-feira, com retorno das aulas a partir de segunda-feira, 26.

“Essa greve é ruim para o governo e para o Sinter. Minha preocupação é com os alunos que estão prejudicados por causa dessa greve, que poderia ter sido encerrada em vários momentos com as propostas de acordo feitas pelo governo”, disse. Caso aprovado, o calendário de reposição das aulas deverá ser elaborado por cada escola e enviado à Secretaria de Educação.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.