Cotidiano

Professores de RR em ranking de mais produtivos serão homenageados hoje

Docentes integram ranking que utiliza um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cada cientista

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai homenagear, com a comenda Orgulho de Roraima, 15 professores da UFRR (Universidade Federal de Roraima) que integram o ranking dos cientistas mais produtivos da América Latina e do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A cerimônia de entrega será nesta segunda-feira (20), às 16h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Os docentes integram o ranking AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), uma lista publicada por uma organização independente, que utiliza um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cada cientista.

“Em determinados momentos, tiveram que se afastar, inclusive, das famílias para concluírem seus projetos de pesquisa”, justificou o deputado Marcelo Cabral (Cidadania), autor da proposta para entrega da honraria que reconhece a dedicação dos profissionais à pesquisa e extensão no Estado.

Os professores da UFRR listados no ranking são:

Índice criado por professores da Turquia

O índice foi desenvolvido pelos professores Alper Murat (da Saglık Bilimleri Üniversitesi) e Doger Cihan (da Ankara Sehir Hastanesi), ambas instituições da Turquia. Eles usaram os valores totais e dos últimos cinco anos de dois índices (índice i10” e índice h) e pontuações de citação no Google Scholar. Como parâmetro adicional, foi usada a razão entre o valor dos últimos cinco anos e o valor total dos índices já mencionados, com ênfase na produtividade científica dos cientistas.

O “AD Scientific Index” usa um total de nove parâmetros e mostra a classificação de um cientista individualmente em 12 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outros. 

Foram analisados 707.846 cientistas de 13.466 instituições, de um total de 204 países. Só na América Latina, foram analisados 53.189 cientistas, de 32 países e 1.321 universidades. Entre os cinco países integrantes do BRICS, foram analisados 98.347 cientistas de 3.500 universidades.  

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.