Cotidiano

Professores de Moçambique realizam intercâmbio em Roraima

Os docentes fazem parte do curso de ciências agrárias

Professores de Moçambique realizam intercâmbio em Roraima Professores de Moçambique realizam intercâmbio em Roraima Professores de Moçambique realizam intercâmbio em Roraima Professores de Moçambique realizam intercâmbio em Roraima

Pela segunda vez, professores-alunos intercambistas moçambicanos participam do Programa de Formação de Moçambique em Ciências Agrárias. Zamir Martins, Édio Macamo, Hélio Mapoissa e João Jaime chegaram a Roraima na última sexta-feira, dia 23, para dar continuação à capacitação iniciada há aproximadamente um mês no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

Eles deverão percorrer duas unidades do  Instituto Federal de Roraima (IFRR) até meados de dezembro. A primeira parada foi na Reitoria do IFRR, onde foram recepcionados por gestores da instituição. Na ocasião, a reitora, Sandra Mara Botelho, destacou que a política de internacionalização é um dos itens importantes para avaliação dos cursos.

“A gente aprende, vocês também, com o compartilhamento de conhecimentos na instituição”, disse.

Os professores-alunos estavam contentes em conhecer o País. Inclusive Zamir enfatizou as oportunidades de estudo que as pessoas têm no Brasil e as tecnologias que encontraram durante a estada no Ifro.  

Todos eles são docentes da área de agricultura, em Moçambique, e irão cumprir agenda nos Campi Amajari (CAM) e Novo Paraíso (CNP). Nos dois lugares, eles deverão conhecer o trabalho desenvolvido pelo instituto na área agrícola.

Ao término do programa, espera-se que os participantes sejam capazes de fazer uso integral, nas suas instituições, dos equipamentos, das técnicas e das metodologias inovadoras para as quais foram capacitados, além de atuarem como difusores de todo o conteúdo assimilado no Brasil.

O PROGRAMA – Resultado de convênio firmado entre o governo de Moçambique e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o programa é voltado à reforma da educação profissional em Moçambique. Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE), tem o objetivo de capacitar formadores das instituições agrárias daquele país.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.