Cotidiano

Professora de Roraima vence prêmio sobre valorização das mulheres

O projeto da Escola Estadual Tancredo Neves concorreu com mais de 4.800 trabalhos inscritos de 17 Estados do Brasil

Professora de Roraima vence prêmio sobre valorização das mulheres Professora de Roraima vence prêmio sobre valorização das mulheres Professora de Roraima vence prêmio sobre valorização das mulheres Professora de Roraima vence prêmio sobre valorização das mulheres

A professora Rutemara Florencio, da Escola Estadual Tancredo Neves, está entre os 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 – Edição 2019. Com o projeto “História das Mulheres em Roraima”, a professora valorizou as lideranças femininas do Estado.

O projeto vencedor foi desenvolvido dentro da disciplina de História. O destaque do trabalho foram as mulheres protagonistas de suas próprias histórias e que, dentro de sua profissão, de forma pioneira, ajudaram a construir a História de Roraima.

Os estudantes do Ensino Médio realizaram pesquisas, leituras e entrevistas, que foram registradas em vídeos. As entrevistas deram origem à produção de textos, documentários e sites contendo as histórias das mulheres entrevistadas. Foram envolvidos mais de cem alunos.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e foi criado no ano de 1998 com a intenção de reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais realizadas por professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Educação Básica de todo o Brasil.

“Fiquei muito feliz com esse resultado. Só por estar entre os 50 finalistas já estava feliz. Quando apresentei a proposta do projeto, os estudantes ficaram super felizes, engajados e queriam fazer algo novo. Acreditei na capacidade deles e eles foram além. O projeto é inédito e superou as expectativas”, disse, feliz, a professora.

A professora Rutemara falou também sobre o tema escolhido para o projeto e das experiências no decorrer das atividades.

“O tema do trabalho é muito relevante para a sociedade. As mulheres estão lutando, fazendo acontecer e não aparecem com destaque nas notícias, nem nos livros. E a proposta era valorizá-las. Os próprios alunos falaram que nunca tinham prestado atenção em quanto as suas mães eram trabalhadoras, tinham jornada tripla, se dedicavam querendo vencer na vida e foram observar isso do decorrer do projeto. Então, só por isso, o trabalho para mim foi essencial”, explicou Rutemara.

Este ano, a edição do Prêmio Educador Nota 10 registrou 4.876 inscrições, com a participação de docentes de 17 Estados.

PREMIAÇÃO – Os 10 vencedores receberão um vale-presente no valor de R$ 15 mil reais, assinaturas no site NOVA ESCOLA, divulgação do seu projeto na revista e no site da NOVA ESCOLA, além de vale-presente de R$ 1 mil para a escola em que foi aplicado o projeto.

 Os 10 vencedores também ganharão uma viagem para São Paulo (SP), para participar da cerimônia de premiação final que ocorrerá no dia 30 de setembro e também, como parte da premiação, vivenciarão uma semana de imersão com atividades exclusivas.

 O prêmio é destinado a projetos realizados nas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A premiação é realizada desde 2014 em parceria com a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

 O Educador Nota 10 também conta com o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, além de patrocínio da Fundação Lemamm e SOMOS Educação. A lista com o resultado final está disponível em: premioeducadornota10.org/.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.