Cotidiano

Professor assume a Secretaria de Estado do Índio

Dilson Ingaricó assume no lugar antes ocupado por Ozélio Izidoro Messias

Com a proposta de concluir a execução de convênios em andamento na Secretaria estadual do Índio (Sei) e buscando planejamento participativo com coordenações regionais indígenas, o Governo do Estado deu posse nesta segunda-feira, 18, ao novo secretário da pasta, o professor Dilson Ingaricó. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, nesta tarde.

Além das autoridades locais, a posse contou ainda com a presença de tuxauas e representantes de organizações indígenas como o Conselho Indígena de Roraima (CIR), Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping) e Hutukara Associação Yanomami (HAY).

Indígena da etnia Ingarikó, o novo secretário destacou a importância de discutir as demandas das comunidades com os coordenadores regionais. “Vamos discutir todas as demandas, valorizar as lideranças indígenas e ser o elo entre o Estado e as comunidades, fortalecendo as políticas públicas que garantam a qualidade de vida para todos”, afirmou a novo secretário, que ressaltou que realizará reuniões na segunda quinzena de agosto com lideranças indígenas.

Professor efetivo do Estado, Dilson Ingaricó é formado em Pedagogia com Licenciatura intercultural pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e acadêmico do curso de Direito na instituição. Ele também foi presidente do Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping) e é um dos membros do colegiado da Federação de Reocupação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Dilson também foi gestor da Escola Estadual Sales Ingaricó e lecionou na aldeia Manalai, no município de Uiramutã, região Nordeste. Foi membro suplente da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), além de ter exercido dois mandatos como vereador pelo município de Uiramutã. Atuava como adjunto da SEI, antes de assumir a titularidade da Pasta.

 

FATO HISTÓRICO

Roraima é a única unidade da federação que tem um indígena ocupando a titularidade de pasta que trata da política indigenista, vaga ocupada anteriormente pelo técnico agrícola da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), o índio da etnia Macuxi, Ozélio Izidório Messias, natural da comunidade do Barro, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Pacaraima, região Norte do Estado.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.