Cotidiano

Produtor deve fazer notificação da vacina contra febre aftosa até dia 15

Para o produtor que for presencialmente às Unidades de Defesa Agropecuária, é preciso levar a nota fiscal da compra da vacina e a estratificação por sexo e idade do seu rebanho.

Com mais de 90% de cobertura vacinal, a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa terminou no dia 30 do mês passado, e a imunização de todo o rebanho deve ser notificada até o dia 15 de maio.

O pecuarista que não conseguiu realizar a vacinação dentro do prazo determinado pela Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), deve procurar o órgão para pegar a autorização de venda ao produtor.

Segundo a diretora de Defesa Animal, Erika Paracat, somente com esse documento será possível comprar a vacina nas lojas agropecuárias do Estado. “As autorizações de venda de vacina, emitidas até o dia 15 de maio, não acarretarão em punição”, informou.

Os que já vacinaram têm até o dia 15 de maio para procurar a Aderr e seus escritórios no interior para fazerem a notificação da vacina. Outra opção para o produtor é fazer por telefone, WhatsApp, e-mail ou presencialmente, tendo sempre atenção aos cuidados relativos à covid-19.

Para o produtor que for presencialmente às UDAs (Unidades de Defesa Agropecuária), é preciso levar a nota fiscal da compra da vacina e a estratificação por sexo e idade do seu rebanho.

“Quero aqui pedir aos produtores para que notifiquem sua vacinação dentro do prazo, que é o dia 15. É muito importante para evitar penalidades, além de ser rápido e fácil e garantir a manutenção do status de livre de febre aftosa do Estado de Roraima com vacinação”, observou o presidente da Aderr, Kelton Lopes.

A diretora de Defesa Animal destacou que uma nova remessa de vacinas estará chegando a Boa Vista a partir desta quarta-feira, dia 5.

“Alguns produtores que deixaram para comprar de última hora, ficaram sem o imunizante para vacinar seus animais, mas assim que chegar ao mercado eles poderão comprar. Houve um problema de logística de entrega pelos laboratórios, porém, já foi resolvido e nesta semana as lojas terão o produto disponível”, disse Erika Paracat.