Cotidiano

Produção de doces e filetagem de peixe são temas de oficinas

Inscrições para oficinas e palestras, oferecidas gratuitamente, já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para as atividades técnicas do Roraima AgroShow, a mais inovadora feira de agronegócios de Roraima, que será realizada de 4 a 7 de setembro no Parque de Exposições Dandãezinho (BR-174 norte). Serão 20 palestras e três oficinas durante os quatro dias de evento.

Toda a programação técnica é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site, por telefone (95) 3224-7024, por WhatsApp (95) 99131-7928 ou por e-mail [email protected]. Algumas atividades têm vagas limitadas.

Durante o evento, serão oferecidas três oficinas gratuitas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar): de doces e compotas; de processamento e beneficiamento do pescado; e de filetagem de peixe. Todas serão ministradas no Parque de Exposições Dandãezinho.

A oficina de doces e compotas abordará as boas práticas na fabricação de alimentos, como escolha e manipulação de frutas, higiene de equipamentos, importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), além do processo de produção de cocada, geleias, doces em calda e em barra de frutas como camu-camu, abacaxi, maracujá, goiaba e cupuaçu.

Nas oficinas de processamento e beneficiamento de pescado e filetagem de peixe, serão ensinadas as maneiras corretas dos processos de beneficiamento, importância da obtenção de peixes de boa qualidade para o processamento eficiente e serão apresentadas duas novas formas de comercialização do pescado. O diferencial entre as duas oficinas é que a primeira ensinará técnicas de retirada de espinha pelo dorso do peixe e a segunda, técnicas de produção de filé de peixe.

 

Palestras

A palestra de abertura do Roraima AgroShow será com o presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa na América Latina, Paulo Herrmann. Reconhecido como uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio no Brasil, ele falará sobre as “Potencialidades do Agronegócio” às 19 horas da próxima quarta-feira, 4.

Na quinta-feira, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, ministrará palestra com o tema “Governança Pública para transformar o Brasil”. A situação atual de Roraima, quanto à titulação agrária, será o tema da apresentação do presidente do Instituto de Terras e Colonização (Iteraima), engenheiro agrônomo Márcio Grangeiro.

À noite, o head da mesa de Renda Variável na Invest Smart, escritório vinculado à XP Investimentos, André Meirelles, fará a palestra “Mercado Futuro e Commodities Agrícolas: Estratégias de Proteção”.

Novas tendências para manejo integrado de pragas e doenças nas culturas da soja e do milho, inovações biológicas a favor da agricultura e potencialidades do algodão para Roraima são algumas das palestras da sexta-feira, 6.

As palestras encerram no sábado, dia 7, com os temas “como tornar sua propriedade rural sustentável e lucrativa”, controle biológico de pragas e doenças, da produção a comercialização da produção de grãos em Roraima e integração lavoura-pecuária.