O Ministério Público de Roraima (MPRR), por intermédio da Promotoria de Defesa do Consumidor e Cidadania, em parceria com o Procon Boa Vista, promoveu na manhã desta segunda-feira, 8, ação de sensibilização nos estabelecimentos bancários de Boa Vista com o intuito de minimizar a demora no atendimento aos usuários.
Na ação, o Procon Boa Vista distribuiu panfletos explicativos da Lei nº 1.337, de 23 de maio de 2011, que obriga as agências bancárias, no âmbito do Município de Boa Vista, a limitar o tempo máximo de espera de até 20 minutos em dias normais, e 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados e nos dias de pagamento dos servidores públicos municipais, estaduais e federais.
Participaram da ação a Secretária Executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, e o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Adriano Ávila.
A espera excessiva em filas de bancos é uma situação recorrente por muitos consumidores em Boa Vista que consideram abusiva.
É o caso de Maria Galties de Souza, 42 anos, que esperou mais de uma hora apenas para fazer um simples depósito bancário.
“A agência só dispõe nesse momento de poucos caixas, e isso faz com que a espera seja muito maior na fila. Eu fiquei super feliz quando vi o Procon aqui na agência do Banco do Brasil, porque a prática do banco é abusiva, e quando a gente vai reclamar o gerente simplesmente não faz nada, ou seja, o cliente continua sofrendo por ser dependente do Banco, onde recebe seu salário”, comentou a consumidora.
Ela comentou ainda que às vezes uma simples ação em um estabelecimento bancário que poderia demorar cerca de cinco a dez minutos, dura mais do que o previsto.
“O consumidor passa mais de meia hora ou até mais na fila de um banco, eu particularmente procuro evitar ir ao banco para não ter estresse, nem dor de cabeça”, disse.
Já o estudante Smieley Passos Araújo comentou que a lei da fila protege quem faz uso dos bancos, e isso beneficia a população de modo geral.
“Isso faz com que os bancos repensem melhor nas suas formas de trabalhar. Eu, por exemplo, já passei sete horas na fila para ser atendido, das 11h da manhã as 18h, e não fiz a reclamação porque não tinha conhecimento da lei, e quando a gente desconhece nossos direitos ficamos muito vulneráveis e sujeitos a essas condições”, disse.
Para o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Adriano Ávila, essa parceria pretende minimizar o problema do excesso na demora do atendimento aos usuários no sistema bancário em Roraima.
“Em dias de pico é notório o número de usuários no aguardo pelo atendimento. Como se trata de uma questão sistêmica, a meta do MPRR é promover ações continuadas para que o problema seja efetivamente resolvido”, ressaltou.
A secretária Executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, explicou que caso o consumidor sinta-se lesado com o atendimento nos bancos, é importante fazer a denúncia para que as medidas necessárias sejam tomadas.
“É essencial a formalização da denúncia, porém são poucos os consumidores que têm o conhecimento da lei. Essa é a importância da ação nas agências bancárias. Afinal, é direito do consumidor acionar a justiça para compensação de algum dano financeiro ou até mesmo moral”, disse.
Sabrina Tricot destacou ainda que a senha recebida nos bancos é importante para comprovar o horário de chegada e a saída do consumidor dos estabelecimentos bancários. Nela consta a hora do atendimento, que pode ser usado como prova.
“Cabe ao consumidor, sendo necessária a denúncia, e não esquecer de guardar esta senha, pois o documento serve como prova do atendimento, ressaltou.
Em caso de dúvidas, os consumidores podem ligar para o Procon Boa Vista pelo telefone (95) 3625-2219 ou 3625 – 6201. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
Com informações da Semuc