Cotidiano

Procon lança campanha para estimular circulação de moedas

Em parceria com o Grupo Folha, Procon Roraima quer facilitar o troco e reduzir a insatisfação dos clientes no momento de realizar compras

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O Procon Roraima, em parceria com o Grupo Folha, lançou a campanha “Utilize suas Moedas”, para incentivar a circulação de moedas no mercado. O projeto institucional tem o objetivo de levar aos consumidores o acesso ao seu troco de forma direta e eficaz, evitando que o comércio ofereça como complementação do troco bombons e outros complementos.

A metodologia da campanha, segundo o diretor do Procon Roraima, Lindomar Coutinho, consiste em uma campanha publicitária de panfletagem e nas redes sociais com a veiculação de um vídeo institucional que vai mostrar à população a importância de retirar moedas de cofres e gavetas, para aumentar a recirculação, facilitar o troco e reduzir a insatisfação dos clientes no momento de realizar as compras.

“Temos recebido no Procon Roraima inúmeras reclamações de clientes quanto ao recebimento de doces pelos operadores de caixa e isso pode configurar venda casada, conforme o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. Decidimos buscar parcerias para idealizar esta campanha, por acreditar que conscientizando e incentivando a população sobre a circulação de moedas no mercado, teremos um ganho satisfatório e assim diminuir as reclamações sobre a falta de moedas em circulação, o que não é um problema característico de Roraima, pois todo os Estados enfrentam este problema”, destacou.

Lindomar acrescentou que o órgão lançou campanhas em redes sociais orientando o consumidor a não aceitar bombons ou qualquer outro produto no mercado em forma de troco e agora está buscando que o consumidor utilize suas moedas e, com isso, faça com que as moedas circulem no mercado. Ele lembrou que, muitas vezes, é o consumidor que retém as moedas e também acaba sendo prejudicado em relação ao seu troco.

“Nós queremos fazer com que as moedas circulem em todo o mercado estadual. Em razão das inúmeras reclamações sobre esta falta de troco, decidimos que era necessária uma campanha abrangente com parcerias para esclarecer o consumidor sobre esta cultura de guardar as moedas em cofres. E o objetivo principal é que a população não faça esta poupança de moeda, procure os bancos e faça sua poupança, pois terá um rendimento mensal. Guardar as moedas no cofre não rende nenhum lucro. Queremos fazer circular essas moedas e acabar definitivamente com esta escassez no mercado. Esse é nosso principal objetivo”, disse.

Lindomar Coutinho detalhou que a campanha terá a duração de três meses e inclui, além da publicação na Folha, a panfletagem em ruas e comércios da capital pela equipe do Procon/RR com início previsto para a próxima semana.

“Vamos envolver simultaneamente todo o comércio e os consumidores com frases de efeito, para que possam aderir à campanha, por exemplo ‘Moeda não é joia para deixar no cofre. Utilize suas moedas’, ‘Quer moeda para poupar? Abra uma poupança no banco já! Utilize suas moedas’. Com relação ao Procon nas escolas, a orientação será mais educativa quanto a poupança nos cofrinhos, com a orientação adequada a faixa etária da criança e terá a seguinte frase: ‘Não seja Tio Patinhas. Utilize suas moedinhas’”, explicou.

Comerciantes aprovam iniciativa

A gerente de um supermercado localizado no Centro, Silvana Araújo, destacou que a campanha é importante para que o comércio tenha uma circulação satisfatória de moedas, as quais se encontram bastante limitadas, e isso tem refletido no momento de passar o troco para a população.

“Como forma de incentivar a circulação de moedas, colocamos próximos aos caixas informativos para que nossos clientes possam trazer suas moedas e nos ajudar a facilitar seu troco. Outra medida foi acrescer o troco, caso falte moedas para o complemento de seu troco. Estamos praticando isso há cerca de seis meses, desde quando começou a falta de circulação de moedas no comércio local, ocasionado justamente pela poupança das mesmas nos cofres”, detalhou. (R.G)

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