Cotidiano

Procon ALE alerta consumidores sobre compras na Black Friday

Realizada na última semana do mês de novembro, a data é a mais esperada pelos consumidores que buscam por promoções

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Que a Black Friday (Sexta-feira Negra), termo utilizado para intitular a promoção que acontece na última semana de novembro, é considerada a data mais esperada por muitos consumidores, disso ninguém tem dúvida. No entanto, é necessário ter alguns cuidados, para não ter dor de cabeça na hora das compras.

Conforme o diretor do Procon Assembleia (Procon ALE), Lindomar Coutinho, alguns lojistas podem camuflar os preços e elevar o valor do produto para que no Black Friday apresente uma promoção, que na verdade não existe.

“Para não ser enganado, o consumidor deve ficar atento e se tiver interesse em comprar algum produto, deve pesquisar antes da promoção para que no dia do Black Friday faça a comparação”, afirmou.

Sobre a forma de pagamento nas lojas, Coutinho explica que se a empresa aceita cartão, o valor pago no débito, crédito ou à vista não pode ser diferenciado. “Não pode haver acréscimo se for pagar no cartão de crédito. Isso é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor. É uma prática abusiva”, afirmou.

O diretor do Procon também alerta sobre as promoções na Internet durante o Black Friday. Segundo ele, o consumidor deve ter cuidado com os golpes que existem com relação a perfis falsos de lojas virtuais, com promoções de até 70% de desconto.

“A dica do Procon Assembleia é que nos casos de compras pela Internet, o consumidor verifique se existe o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa, se o site tem loja física e também contato via e-mail”, destacou.

“é preciso ter todos os cuidados possíveis para não cair em golpe e como está se aproximando o Black Friday, com certeza deverão surgir várias situações onde o consumidor poderá ser enganado”, complementa o diretor.

Lindomar Coutinho ressaltou ainda que no ano passado, após o Black Friday, o Procon Assembleia recebeu várias denúncias relacionadas a golpes de vendas na Internet e também sobre a política de troca da empresa.

“Consumidor faz acordo na política de troca da empresa quando ele vai querer trocar o produto que não serviu, a troca não é permitida. É necessário ficar atento a isso porque a empresa só pode trocar o produto se existir vício ou defeito, se não, não há obrigatoriedade para a troca”, pontuou.

O consumidor que tiver dúvidas ou reclamações sobre o assunto pode procurar o Procon Assembleia que funciona na rua Agnelo Bittencourt, nº 212, Centro, próximo ao prédio da Receita Federal, ou telefonar para 4009-5614/ 4009-5620.

 

SOBRE A BLACK FRIDAY

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos para nomear as vendas após o feriado de Ações de Graças, tornando-se popular a partir de 1975.  A ideia, que  abre o período de compras para o Natal nos EUA, já foi adotada por países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

Com informações da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (Supcom Ale).

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