Crianças percorrem a caminhada do Jubileu, celebrando fé, família e Nossa Senhora Aparecida. Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV
Crianças percorrem a caminhada do Jubileu, celebrando fé, família e Nossa Senhora Aparecida. Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

A manhã deste domingo (12), Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, foi marcada por uma procissão que reuniu dezenas de famílias em Boa Vista. A caminhada saiu da Igreja São Francisco das Chagas, no bairro São Francisco, e seguiu até o Santuário de Aparecida, no bairro Aparecida, em um momento de fé, união e devoção mariana.

O pároco, padre Josimar Lobo, explicou que a ideia da procissão nasceu dentro das comemorações do Ano Jubilar, período convocado pelo Papa Francisco para que os fiéis vivam experiências de fé e esperança em comunidade. Segundo ele, a presença crescente das crianças nas missas dominicais da paróquia inspirou a realização de uma caminhada especial justamente no dia 12 de outubro, data em que se celebra ao mesmo tempo o Dia das Crianças e a padroeira do Brasil.

Padre Josimar Lobo, pároco da Igreja de São Francisco das Chagas. Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

“É uma caminhada simbólica, mas cheia de significado, para celebrarmos o dia da criança em comunhão com toda a Igreja. Mais do que percorrer estradas geográficas, a peregrinação é um convite a fazer um percurso interior, de ouvir a mãe de Deus e se esforçar para realizar aquilo que Ele nos disser. Esse foi o chamado do Papa Francisco: sermos peregrinos de esperança. E hoje, ao ver pais, avós, parentes e amigos reunidos, sentimos que essa mensagem se concretiza”, destacou o sacerdote.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Momento de integração das famílias

Entre os fiéis, a paroquiana Iana Lima destacou o envolvimento das famílias na organização da celebração. “É muito lindo de ver porque terminou a missa e todo mundo já estava unido para a procissão. É um momento de integração das famílias, das crianças e dos catequizandos, celebrando tanto o Dia das Crianças quanto o de Nossa Senhora Aparecida. Para mim, é um momento de muita união”, disse.

Iana Lima, paroquiana, ajudou na organização do Jubileu das Crianças. Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

A família Gonçalves também participou da caminhada. Para Ingrid, que trouxe a filha Maria Júlia, de sete anos, e o marido Telmo, o dia representa renovação espiritual.

“É um momento de estar presente em família, de fé e de celebração. Às vezes a gente só lembra de Deus no sofrimento, mas hoje é um dia de alegria, de agradecer. É fundamental resgatar esse lado religioso, fortalecer a família e renovar o espírito”, afirmou.

Maria Júlia resumiu, com a simplicidade de criança, o que sentia antes da procissão: “Deus está do lado da gente e Ele sempre vai cuidar da gente”.