Uma pesquisa divulgada hoje, 2, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que a prioridade do brasileiro para 2019 é o pagamento de dívidas.
O levantamento revelou que 51% dos entrevistados afirmaram que pretende juntar dinheiro e 37% ‘sair do vermelho’. Sete em cada dez pessoas disseram estar otimistas com a economia neste ano e que a vida financeira será melhor, enquanto 8% revelaram estar pessimistas com relação ao futuro financeiro do país.
Entre os otimistas, as perspectivas para este ano são manter os pagamentos das contas em dia (69%), fazer reserva financeira (59%) e realizar algum sonho de consumo (57%).
A pesquisa revelou ainda que seis em cada dez entrevistados (58%) acreditam que os efeitos da crise terão impacto ainda neste ano. 51% dos entrevistados dizem que pretendem organizar ou controlar mais as contas da casa, 50% vão fazer uso mais frenquente da pesquisa de preços, 44% vão aumentar a renda com trabalho extra e bicos e 44% vão evitar o uso do cartão de crédito.
Já entre os principais temores para este novo ano foram citados: não conseguir pagar as contas (61%), não guardar dinheiro (45%), abrir mão de determinados confortos no dia a dia (34%), não obter um emprego (28%) e perder o emprego (20%).
Ao todo, foram entrevistadas 702 pessoas, entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro de 2018, de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões brasileiras.
*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.